GPS

26/07/2011 12h48 - Atualizado em 26/07/2011 12h48

Aparelho vai usar GPS e a colaboração das pessoas para rastrear problemas de água no mundo

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Water Canary. (Foto: Divulgação)Water Canary. (Foto: Divulgação)

A Sonaar Luthra apresentou uma solução para identificar locais onde a água está contaminada, informando praticamente na hora se você pode ou não beber da fonte que pesquisou.

Não é de hoje que temos problemas com a água, principalmente a potável. Onde ela não falta pode estar contaminada por comunidades ribeirinhas que não contam com tratamento de esgoto ou por indústrias que acreditam que apenas jogar seus dejetos em rios e mares é uma solução barata.

Como nem todas as fontes de água são confiáveis, a Sonaar apresentou um aparelho na feira TEDGlobal, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de julho, na cidade escocesa de Edimburgo. O aparelho é uma caixinha amarela com o nome sugestivo de Water Canary, capaz de analisar e enviar dados relacionados a água e retornar a informação para saber você optar por bebê-la ou não.

Além de lhe ajudar na hora de escolher se mata ou não a sede, o aparelho utiliza dados de GPS e informações coletadas no local para montar uma base de dados de locais onde a água está poluída. Esta forma de identificação deve tornar o mapeamento muito mais rápido e eficiente do que simplesmente utilizar métodos de coleta de água e análise em laboratório.

Mapa com bebedouros próprios e impróprios para uso. (Foto: Divulgação)Mapa com bebedouros próprios e impróprios para uso. (Foto: Divulgação)

Ele não substitui totalmente o método de análise química da água, mas, sim, montar uma base de dados para que você possa se programar melhor para uma viagem pode ser essencial para a sua saúde e o peso da bagagem.

A empresa responsável ainda está recebendo incentivos e investimentos para a produção do aparelho, que deve ter o custo de produção entre US$ 100 e US$ 200.

Via: Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares