Internet

05/07/2011 12h01 - Atualizado em 22/03/2013 10h10

Aplicação de smartphone adiciona contexto às fotos

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo
Chuan Qin e Xuan Bao Chuan Qin e Xuan Bao

Que tal bater uma foto com o seu smartphone e uma descrição do local ser adicionada automaticamente? Quem sabe anexar também nome dos amigos ou mesmo da atividade que você estava fazendo para depois postar nas redes socias? Esse é o trabalho dos pesquisadores Chuan Qin e Xuan Bao da Universidade Duke nos Estados Unidos.

O aplicativo que eles desenvolveram se chama Dubbed TagSense. O seu funcionamento é baseado na comunicação com outros celulares próximos de onde a foto é batida, e se aproveita dos vários sensores dos telefones, como de som, de movimento e de luz.

Um dos exemplos dados pelos pesquisadores é que se o telefone da pessoa está parado pode indicar que está fazendo uma pose para a foto ou, se o telefone estiver em movimento, está dançando. O sensores de luz podem dizer se a foto é em um lugar fechado ou aberto, e, se for aberto, se o tempo está ensolarado ou nublado.

O microfone do celular pode detectar se as pessoas estão rindo, o que indica que o momento fotografado é de alegria. Dessa forma, as fotos receberiam automaticamente palavras chave com informações mais precisas, que poderiam ser facilmente colocadas em redes sociais.

Esse projeto foi elaborado no doutorado dos pesquisadores, que para experimentar usaram um Nexus, telefone da Google, batendo mais de 200 fotos.

Infelizmente, o aplicativo é apenas um protótipo. Mas os pesquisadores acreditam que ele será lançado comercialmente em poucos anos.

Via Science Daily
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares