01/07/2011 15h07 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

Banda larga popular tem limite de download mensal

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Finalmente o governo e as operadoras assinaram o acordo que leva a ideia de implementar a banda larga popular em todo o Brasil adiante. Oi, Telefônica, CTBC e Sercomtel se comprometeram a oferecer conexão de 1 Mbps por R$ 35 mensais, sem obrigar o consumidor a contratar telefonia fixa ou qualquer outro serviço.

Banda Larga (Foto:  )Banda Larga (Foto: )

Na prática, a banda larga popular ainda deixa a desejar em alguns aspectos. Um deles é o limite de tráfego mensal ao qual o consumidor terá direito. Uma vez que o serviço esteja funcionando, o assinante de banda larga popular por conexão fixa (ou cabeada) terá direito 300 MB em downloads durante o mês. O assinante do acesso por 3G tem direito a ainda menos: 150 MB no mês. A franquia é muito baixa, e o pior: faltam informações sobre o que vai acontecer quando o limite for atingido.

Pelo acordo assinado, as empresas de telefonia que aderem ao PNBL deverão garantir 30% da velocidade contratada nos horários de pico e 50% nos horários considerados usuais. Daqui a um ano, esse “padrão de qualidade” vai aumentar: serão exigidos 50% e 70% respectivamente.

As quatro operadoras que participam do PNBL devem iniciar a oferta da banda larga popular em 90 dias. A promessa da Telefônica é de liberar o serviço em mais de 200 cidades de São Paulo até o fim do ano.

O preço fixado é de R$ 35, mas vai cair para R$ 29,80 nos estados em que houve redução do ICMS para o serviço. Ou seja, cada dia de conexão custaria o equivalente a menos de 1 real.

Via: Tecnoblog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Amorim
    2011-07-01T23:23:26

    Isso vai ser um fracasso.

  • Luciano Carvalho
    2011-08-09T14:43:36

    E o limite de download nao é 300 Kb... è 300 Mb!

  • Robson Boneti
    2011-07-04T12:39:28

    Alguém pode dar um murro nesse Kevin Barros? Eu sou da seguinte opinião, não sabe, não fala! Kevin....a velocidade da internet vai ser 1Mb......300KB é apenas o limite de download. E mano.....1Gb é aproximadamente 1000 Mb e não 100. Muleke Duente!

  • Jorge Santos
    2011-07-04T08:31:54

    Cara só o Windows e outros programas que precisam se atualizarem como caso do antivirus a franquia será consumida e você nem vai poder navegar com a velocidade estipulada se é que vai ser essa velocidade.

  • Roberta Ribeiro
    2011-07-02T22:32:45

    Gente, quando a esmola é demais o santo desconfia!!!

  • Roberta Ribeiro
    2011-07-02T22:26:51

    Gente, quando a esmola é demais o santo desconfia!!!

  • Moiséis Silva
    2011-07-02T21:53:17

    Mais um engodo do Governo. Porque não deixa claro que a velocidade não é de 1Mb e sim no maximo metade,ja que velocidade de pico é de no maximo 50%. Ainda tem limite de download.Nem pensar em ver videos ou ouvir musica pela rede. Será apenas para ler algun conteúdo. Governo mandou mal, so para variar. A ideia é boa, porem a execução é pessima.

  • Janson Castro
    2011-07-02T18:48:03

    Isso é piada né? 300 Mb não é nada, a pessoa não vai poder ver um filme, baixar nada praticamente. No Brasil é assim, eles preferem lançar um serviço porco só pra dizer q lançou. Vergonha!!!

  • Kelvin Barros
    2011-07-01T18:30:06

    Na casa de político eu duvido que eles usem um lixo desses ai, isso é esmola, R$30 ta legal mas querem dizer que 300 MB é banda larga? É o caralho! banda larga é acima de um mega! Isso é uma vergonha, o governo tem dinheiro o suficiente para dar uma conexão WIFI ilimitada de 2 mega. Mas isso não vai acontecer pois ese país é o país de ladrões; Vão lançar nos EUA uma net de 1 GIGA( cerca de 100 mega) por 120 dólares. isso é a velocidade dos sonhos... mas n ocaso se atelefonica, ou empresas brasileiras o fizessem seria quanto? 10 mil reais limitada?

  • Marcus Pantoja
    2011-07-01T16:00:04

    Isso é uma vergonha!!!! 300mb de limite de trafego não da pra absolutamente nada! se um usuário assistir 20 videos no youtube ja era o limite de tráfego do mês!!! pelo amor d Deus, criem vergonha na cara e acabem com essa besteira de límite, as pessoas hj em dia são mais exigentes pra navegarem na internet, até pq antigamente n se tinha tantas paginas com video e nem com downloads e hj é totalmente diferente, as páginas de internet cada vez mais pesadas e exigindo conexões mais rápidas justamente pelo tamanho de dados que elas carregam. se for pra fazer dessa maneira, podem anular esse projeto