Fabricantes

28/07/2011 12h14 - Atualizado em 28/07/2011 12h14

Carro elétrico conceito da BMW

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Montadoras de automóveis usualmente têm em suas seções uma ou mais equipes especificamente designadas para tentar levar ideias e produtos da marca a um patamar acima. E o resultado dessas investigações são carros e motos do tipo conceito: ideias ousadas, muitas vezes “viajantes”, mas com certa possibilidade de ganhar as ruas, graças às suas potencialidades de uso no mundo moderno.

BMW i1. (Foto: Divulgação)BMW i1. (Foto: Divulgação)

A famosa marca alemã BMW mantém há tempos essa proposta em pauta e decidiu desta vez não somente exibir um conceito de carro ou moto, mas um modelo novo, que agrega o melhor desses dois mundos. À primeira vista, o BMW i1 me lembrou bastante a moto usada na série em quadrinhos e filme Akira. Entretanto, há muito mais no design deste híbrido do que essa vaga lembrança.

BMW i1. (Foto: Divulgação)BMW i1. (Foto: Divulgação)

O i1 foi desenvolvido pelo designer canadense Amadou Ba Ndiaye, especialista neste tipo de modelagem, que já sugeriu modelos anteriormente para a BMW, como o M2, em 2010, além de já ter trabalhado para a Citroën nesse segmento. O objetivo de Ndiaye era reunir em um só veículo a emoção de se pilotar uma moto e o conforto e a segurança dados pelo transporte em um carro. Tudo isso, claro, realizado de forma a criar um conceito que saltasse aos olhos e dirigisse todas as atenções para si.

BMW i1. (Foto: Divulgação)BMW i1. (Foto: Divulgação)

Para mover a máquina, equipada com apenas um assento, o designer sugeriu a adoção de três motores independentes, responsáveis pelo torque de cada roda. Haveria ainda um sistema hidráulico de controle de estabilidade controlado por computador, que garantiria o equilíbrio e segurança do veículo, o que possivelmente levaria muitos consumidores às compras. Visando segurança máxima, seu chassi seria construído com um tipo de fibra de carbono reforçada, capaz de manter a integridade física do carro praticamente intacta.

Via: Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares