26/07/2011 18h55 - Atualizado em 26/07/2011 18h57

Cientistas criam bateria de íon de lítio transparente

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
Stanford University (Foto: Divulgação)Stanford University (Foto: Divulgação)

O conceito de gadgets transparentes não é nada novo. Mas enquanto que a grande maioria não passa de conceitos, alguns já se tornaram realidade. Eles não são, no entanto, totalmente transparentes. Por causa dos componentes eletrônicos, a única parte de um gadget atual que pode ser transparente é mesmo a tela. Mas se depender de uma dupla de cientistas da Universidade de Stanford, essa evolução dos gadgets vai ser acelerada.

Yi Cui, professor da universidade, e Yuan Yang, estudante de graduação, inventaram um meio de criar baterias transparentes para gadgets. Como os eletrodos da bateria são feitos de materiais opacos, eles decidiram tentar criar uma espécie de malha de eletrodos tão pequena que causasse o efeito de ser transparente. Eles conseguiram isso ao criar uma camada de 35 nanômetros de espessura.

Como o olho humano não consegue ver tantos detalhes assim, a camada é praticamente transparente. Nos testes de transparência, a bateria deixou passar por volta de 60% de luz.

Cui também diz que já pediu a patente da bateria e que o próximo passo é tornar o método de fabricação dela algo que pode ter escala industrial. E depois disso, o pesquisador já tem uma ideia do que quer. “Eu quero muito falar com Steve Jobs sobre isso. Eu quero um iPhone transparente!”, disse Cui.


Via: Stanford University

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares