Robótica

26/07/2011 12h49 - Atualizado em 26/07/2011 16h24

Conheça o QUMA, um boneco criado para as capturas de movimento

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A empresa japonesa SoftEther desenvolveu um boneco dedicado a capturas de movimento para a criação de gráficos virtuais e animações em 3D. O boneco recebeu o nome de QUMA e conta com um conjunto de articulações no corpo, além de uma aparência humana simples.

QUMA. (Foto: Divulgação)QUMA. (Foto: Divulgação)

As articulações são compostas por sensores e podem ser movimentadas livremente pelo usuário. Os movimentos são reproduzidos pelo computador em tempo real. Na prática, o QUMA é um minidispositivo de captura de movimentos 3D que torna o processo de criação de gráficos e animações mais simples e intuitivo. O conceito pode ser utilizado em diversos setores tecnológicos como, por exemplo, videogames, robótica, treinamentos e simulações educacionais.

Os movimentos são reproduzidos no computador. (Foto: Divulgação)Os movimentos são reproduzidos no computador. (Foto: Divulgação)

O QUMA também possui a vantagem de ser um produto de simples instalação. Basta você conectar o boneco a uma porta USB do computador, que ele estárá apto para uso, sem precisar instalar drivers no sistema operacional ou uma fonte de alimentação externa.

Nesse estágio atual de desenvolvimento, o QUMA foi projetado para parecer um ser humano, mas a SoftEther diz que sua tecnologia pode ser usada para capturar os movimentos de qualquer outro formato, ampliando as possibilidades de uso. Afinal, é muito mais prático para os animadores captarem os movimentos usando um boneco do que uma caneta digitalizadora, que é algo bem mais demorado e requer ajustes constantes.

A fabricante informa que o QUMA está pronto para entrar em fase de produção. A possível data de lançamento e o preço não foram divulgados. Um SDK para desenvolvedores já está disponível). Abaixo, vídeo demonstrativo do boneco.


Via: OhGizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares