16/07/2011 17h11 - Atualizado em 16/07/2011 17h11

Deltakat, um veículo russo que pode resolver os problemas de congestionamentos e poluição

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Deltakat é um típico exemplo de produto que pode ser chamado de inovador. Ele é um veículo que pode ser a solução dos engarrafamentos, prometendo uma viagem mais relaxada para o seu local de trabalho (e do trabalho para casa), além de ser um sistema ecologicamente correto para você se locomover.

Deltakat (Foto: Divulgação)Deltakat (Foto: Divulgação)

O Deltakat foi criado e desenvolvido por Vladmir Kovalev, residente da cidade de Tomsk, Rússia, e o nome do veículo é inspirado na letra Delta do alfabeto grego, e significa “forma triangular”, em uma tradução livre. Esse veículo ecológico é basicamente uma caixa com um motor integrado, que possui um par de apoios para os pés, e três rodas. Os apoios são montados nas laterais da caixa, lembrando um antigo patinete motorizado.

O modelo mais recente do Deltakat, o Deltakata, ganhou um prêmio de uma fundação que incentiva pequenas iniciativas nos setores de ciência e tecnologia (ou Bortnik) em 2011, e é uma versão melhorada do primeiro modelo criado em 2009. A primeira versão do veículo era bem rudimentar, por utilizar peças diversas de metal, motor elétrico e rodas pequenas e grandes.

A atual versão, a Deltakata, mede apenas 40 polegadas de comprimento, e funciona com energia elétrica, que é fornecida por três baterias de 12 watts. O veículo pode alcançar uma velocidade máxima de 25 quilômetros por hora, e o seu “acelerador” é uma alavanca à gás. As suas baterias possuem autonomia máxima de 25 milhãs por recarga.

Segundo o fabricante, o principal benefício do Deltakat é que você não precisa de habilitação para utilizá-lo, nem mesmo perder muito tempo para aprender como dirigir o produto. Em no máximo 15 minutos, qualquer pessoa consegue dirigir o produto. Basta aprender a equilibrar o seu corpo sobre o veículo enquanto ele estiver em movimento. Preço ou previsão de lançamento não foram anunciados.

Abaixo, vídeo demonstrativo do veículo:


Via Gizmo Watch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares