31/07/2011 17h04 - Atualizado em 31/07/2011 17h07

Etiqueta eletrônica pode monitorar comportamento de vacas e prevenir doenças

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Os cientistas britânicos da Newcastle University desenvolveram uma espécie de etiqueta eletrônica para monitoramento de grandes rebanhos de vacas, que observam o comportamento dos animais, com o objetivo de prevenir e detectar anormalidades.

Etiquetas eletrônicas para bovinos mais saudáveis (Foto: Divulgação)Etiquetas eletrônicas para bovinos mais saudáveis (Foto: Divulgação)

A etiqueta é em formato de um brinco que é colocado na orelha do animal. Cada brinco conta com um chip RFID, que faz a identificação de cada vaca por rádio frequência. O dispositivo transmite um sinal de curto alcance para antenas que são instaladas nos comedouros dos animais. Essas antenas conseguem captar o sinal do brinco da orelha da vaca quando ela se aproxima do comedouro para se alimentar, e um computador registra a quantidade de tempo que ela fica no local se alimentado.

Desse modo, o sistema pode acompanhar se as vacas estão comendo regularmente ou se estão se alimentando por tempo suficiente. Se o sistema registra alguma anormalidade no comportamento alimentar da vaca o responsável recebe um aviso informando qual vaca deve ser verificada.

É através do comportamento alimentar da vaca que doenças como febre aftosa, tuberculose e vaca louca podem ser detectadas. Se a verificação do fazendeiro não for rigorosa, o nível de infecção do rebanho pode ser elevado, o que pode gerar muitos prejuízos em grupos com muitas cabeças de gado.

De forma auxiliar, o gado também conta com pedômetros conectados aos tornozelos, que medem quanto tempo o animal fica em repouso ou em atividade. A pesquisa feita pela Newcastle University também busca reaproximar o contato entre o animal e seu dono, tornando o processo de prevenção e tratamento de doenças algo mais eficiente.

Via: Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares