Internet

05/07/2011 12h54 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

Facebook bloqueia plugin que exporta contatos para outros serviços

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

É, parece que Mark Zuckerberg, apesar de utilizar produtos da concorrência, não quer que os usuários da sua rede social debandem para a concorrência com apenas um clique (mesmo que a concorrência diga que o serviço deles não é uma rede social). O Facebook está tentando bloquear o plugin para Google Chrome Facebook Friend Exporter, que é uma extensão que permite que o usuário exporte a sua lista de contatos do Facebook para ser utilizada em outros serviços.

Facebook Friend Exporter (Foto: Divulgação)Facebook Friend Exporter (Foto: Divulgação)

O desenvolvedor desse plugin é Mohamed Mansour, que começou a relatar na página que ele criou para o plugin toda a luta do Facebook para impedir que o recurso funcione com sua rede social. Palavras de Mansour: “O Facebook está tentando tornar tudo muito difícil, para que você não exporte os dados de seus amigos. Eles começaram removendo o envio de e-mails de seus amigos para o seu perfil a partir de hoje (05/07). (Com isso), a extensão não vai funcionar para muitos usuários”.

O Facebook Friend Exporter é uma ferramente simples, que permite que você pegue diversas informações dos seus amigos no Facebook, como números de telefones, e-mails e outros dados, e faça a importação direta para a lista de contatos do Google. A versão atual não é mais funcional, por causa das mudanças do Facebook, mas o autor do plugin promete que vai desenvolver uma nova versão que usa uma estrutura diferente para o processo.

Entretanto, vale aqui observar que o plugin muito provavelmente vai contra os Termos de Serviço do Facebook, que diz claramente que “você não pode coletar conteúdos e informações dos usuários, ou acessar o Facebook, por meios automatizados (como robôs, spiders, ou scrapers), sem a nossa permissão.”

Só para comparar: o Google, um gigante online como o Facebook, mas um novato na disputa das redes sociais, tomou o caminho oposto. Eles lançaram recentemente o Takeout, que é uma ferramenta que permite que os usuários exportem todos os seus dados para diversos serviços do Google.

Até o momento, ninguém do Facebook se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares