Internet

06/07/2011 14h45 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

Facebook lança novo serviço de videochamadas todo integrado ao Skype

Allan Melo
por
Da redação

Nesta quarta-feira (6), o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou em transmissão ao vivo o lançamento do serviço de videochamadas na rede social. A nova função é toda baseada na arquitetura já existente do Skype, recentemente comprada pela Microsoft, o que dará a capacidade de os usuários, tanto do Skype quanto do Facebook, poderem se comunicar entre si.

A novidade já era esperada pelo mercado, uma vez que o próprio CEO havia prometido, na semana passada, o lançamento de uma "novidade incrível", em resposta ao lançamento oficial do Google+, a recém chegada rede social da Google.

O anuncio do novo recurso acompanhou também outros dois anúncios de mudanças na plataforma de comunicações instantâneas da rede social, que receberá um novo design e um serviço de chat em grupo melhorado.

Novo serviço de videochamadas integra usuários e serviços do Skype com o Facebook (Foto: Divulgação)Novo serviço de videochamadas integra usuários e serviços do Skype com o Facebook (Foto: Divulgação)

Depois de revelar algumas estatísticas, como o fato de o Facebook ter 750 milhões de usuários e que "4 bilhões de coisas são compartilhadas todos os dias" no Facebook, Mark Zuckerberg revelou os três novos serviços que serão integrados aos perfis, sendo o principal deles o de videochamadas.

Ativando o serviço de videochamada no Facebook (Foto: Divulgação)Ativando o serviço de videochamada no
Facebook (Foto: Divulgação)

Videochamadas com Skype

Com a mudança, um atalho para realizar videochamadas com os seus amigos aparecerá no canto superior direito de seus respectivos perfis. Ao clicar, uma janela será aberta e automaticamente a chamada será realizada. O serviço é totalmente integrado com o Skype.

"Eu posso ir no perfil do Paul, e se ele estiver online eu posso acionar o serviço de videochamada. E se por acaso ele não tiver o plugin instalado, aparecerá a opção, e então pronto! Teremos a videochamada realizada", disse o fundador do Facebook.

Zuckerberg acredita no sucesso do serviço, até porque a novidade foi uma resposta rápida ao "Hangouts", o serviço de videochamadas nativo do Google+. A diferença, no entanto, é que "Nós estamos usando a melhor tecnologia de videochamadas da atualidade, e usamos também a melhor estrutura social do mercado", declarou o CEO, sem mencionar o concorrente.

Para começar a usar o serviço, basta acessar http://www.facebook.com/videocalling .

Além da videochamada, foram anunciadas também novidades no design de comunicação instantânea do Facebook e no serviço de chat em grupos. (Foto: Reprodução)Além da videochamada, foram anunciadas também novidades no design de comunicação instantânea do Facebook e no serviço de chat em grupos. (Foto: Reprodução)

Group Chat

"50% das pessoas do Facebook são usuários ativos dos grupos, e, segundo a análise feita pela rede, boa parte desses usuários gosta de bater papo nesses grupos. Se os usuários estiverem online, eles receberão as mensagens, e se estiverem offline, receberão assim que se conectarem à rede", explicou Zuckerberg.

New design

A nova janela mostrará na barra não só as pessoas que estão conectadas no Facebook, mas também aparecerão algumas pessoas offline. O motivo desta mudança é o de fornecer um atalho rápido para que você possa enviar mensagens privadas para as pessoas que você mais converse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cauan Calile
    2011-07-09T01:54:08

    É Google é hora de mofar! Se cuidem porque nisso aí vocês estão perdendo feio. E quem ganha sou eu.