Internet

01/07/2011 16h06 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

Google agora permite medir o número de cliques do botão +1 em seu site

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Em março desse ano, o Google lançou oficialmente o botão “+1″ em seus resultados de busca, permitindo aos internautas o recurso de “votar” nas páginas que eles consideram mais úteis. Dois meses depois, em 01 de junho, a empresa lançou um widget para que os donos dois sites possam integrar o botão de suas páginas, assim como é feito com o botão “curtir” do Facebook, e o botão “Tweet”, do Twitter.

Cliques via Google +1 (Foto: Divulgação)Cliques via Google +1 (Foto: Divulgação)

Mas, mesmo com todas essas novidades, ainda não estava muito claro qual era a finalidade do “+1″ do Google. As pessoas continuavam a clicar no botão, mas o efeito disso (um melhor resultado nas pesquisas feitas no buscador) não era algo que realmente justificasse a sua existência, principalmente para os donos dos sites, que não viam a objetividade ou o impacto que o botão produzia.

A partir de ontem, isso mudou. O Google anunciou que os dados do botão “+1″ serão exibidos nos resultados das estatísticas do Google Webmaster, o que permite que os donos dos sites vejam em detalhes qual é o efeito que o botão tem no mecanismo de busca. Na prática, você pode ver quantos cliques que um determinado site tem no total, e qual é o impacto que ele produz na taxa de cliques.

Resultados do botão Google +1 (Foto: Divulgação)Resultados do botão Google +1 (Foto: Divulgação)

Outra mudança importante que o Google anunciou, é que agora é possível ter uma análise de qualquer outro widget social que você tem instalado no site, com o botão “Curtir” do Facebook. Para isso, o recurso pede que o administrador do site adicione um pequeno código no corpo do site, como é feito com o Google Analytics, para que ele possa monitorar os cliques dos widgets instalados.

A importância do botão “+1″ para os usuários também tem como objetivo uma maior integração com o serviço Google +, lançado ontem. Para os administradores de sites, essas estatísticas são úteis para medir o comportamento dos internautas sobre o seu conteúdo, analisando o tempo que o internauta fica no seu site, ou quais são os assuntos que mais despertam interesse dentro do seu conteúdo.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares