Internet

20/07/2011 18h18 - Atualizado em 20/07/2011 18h19

Google e Rowling fecham parceria para publicar e-books de Harry Potter

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Acredite se quiser, mas ainda não existem versões digitais e oficiais dos livros da série “Harry Potter”. A escritora J.K. Rowling sempre pareceu avessa às novas tecnologias, mesmo com as cópias piratas se disseminando loucamente e também com a possibilidade de ganhar mais dinheiro nessa seara. Isso está para mudar com a ajuda do Google, que vai oferecer os livros do bruxo mais famoso do mundo.

Harry Potter (Foto: Divulgação)Harry Potter (Foto: Divulgação)

Quando o site PotterMore for ao ar – falamos sobre ele por aqui –, a promessa é de apresentar uma experiência diferenciada para os livros de “Harry Potter”. E quem não os tem poderá comprar direto do Google eBooks, a plataforma de livros do gigante da web. Quem tem mas faz questão de uma versão digital dos 7 volumes também terá a opção, claro.

Por Google eBook, entenda que é o formato especial de livros digitais criado pelo Google. Geralmente as empresas de editoração utilizam o ePub, que já é bastante conhecido. O Google fez diferente e criou o próprio formato.

Uma vez que o livro esteja comprado, ele vai funcionar em todos os dispositivos que tenham app do Google eBooks. Tem para o iOS e para o Android, apenas para citar as plataformas mais importantes atualmente. Além disso, o Google eBooks funciona em virtualmente qualquer navegador moderno – diretamente na tela do computador, por mais desconfortável que a ideia possa lhe parecer.

Infelizmente nem tudo são flores. Como existem questões de direitos autorais envolvidas, os livros da série “Harry Potter” serão vendidos primeiro nos Estados Unidos. A tendência é que a novidade se espalhe pelo mundo conforme o Google eBooks ganhe versões locais. Enquanto isso, os brasileiros que queiram um e-book da saga têm que recorrer às cópias piratas. Não existe alternativa oficial para isso.

Via: Blog Google Commerce

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares