Internet

29/07/2011 12h23 - Atualizado em 29/07/2011 12h23

Historypin junta fotos comuns e históricas com o Google Maps

Bárbara Gaia
por
Para o TechTudo

O Google Maps já se tornou um dos primeiros recursos utilizados para a localização de endereços e ficou ainda mais popular com a vinda do Street View. Agora o serviço da Google ajudará a contar histórias, se depender do Historypin.

Historypin: Av. Presidente vargas, Centro do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)Historypin: Av. Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

Lançado oficialmente este mês, o site reúne fotografias de várias décadas. Para que o projeto acontecesse, a equipe responsável ganhou a colaboração de bibliotecas e museus. Até o momento são mais de 100 instituições participantes. Para acessar o acervo, é preciso procurar por data ou localidade.

A ideia de fazer uma espécie de mix entre Flickr e Google Maps surgiu graças a foto da avó de Nick Stanhope, CEO da Historypin, em que ela, jovem, faz uma pose enquanto trabalha em uma plantação na década de 1940. O cenário da foto não é mais o mesmo e Nick teve a vontade de justamente mostrar essas mudanças e as de outras em comunidades pelo mundo.

Historypin: Estreia de um dos filmes dos Beatles em Liverpool, Inglaterra. (Foto: Divulgação)Historypin: Estreia de um dos filmes dos Beatles em Liverpool, Inglaterra. (Foto: Divulgação)

Para registrar suas histórias referente a algum lugar, seja a casa onde cresceu ou uma viagem inesquecível, é preciso conectar-se ao Historypin com sua conta do Google, fazer o upload das imagens e marcá-las no mapa.

Quem quiser somente aprender um pouco mais sobre determinado país ou cultura, a seção Tour é uma das mais recomendadas. O visitante pode conhecer desde fatos sobre a vida da rainha Elizabeth II ao fenômeno da Beatlemania. O mais interessante é que os lugares são apresentados comparando-se as fotos de época com o visual dos dias atuais.

A startup também desenvolveu um aplicativo para smartphones que possuem o sistema operacional Android. Em breve, também será lançada uma versão para iOS, da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares