Jogos de ação

28/07/2011 15h28 - Atualizado em 28/07/2011 18h47

Justiça libera o game Counter Strike no Brasil

Renan Dayube
por
Da redação

Agora os fãs do Counter Strike, um dos games de tiro mais popular do Brasil, já poderão comprar o jogo nas lojas. Uma decisão judicial liberou a venda do título, tornando improcedente a sentença de 2008 de proibir qualquer forma de comercialização de Counter Strike no Brasil.

Counter Strike com o mapa da cidade do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Counter Strike com o mapa da cidade do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

O game recebeu classificação de 18 anos, deixando bem claro que é voltado para o público adulto e que o jogador irá entrar em contato com cenas de violência explícita. Essa sentença foi dado dias após a Suprema Corte dos Estados Unidos anunciar que a lei que proibia a venda de jogos violentos para menores de idade no país havia sido vetada.

Para Rodrigo de Assis Torres, advogado da Dannemann Siemsen, escritório responsável pelo caso: “Em um país democrático, julgamentos estéticos e morais sobre obras artísticas são para o cidadão fazer e não para o Estado decretar. Essa é a essência da liberdade de expressão.”.

Counter Strike, que é um mod de Half Life, foi um dos responsáveis pela popularização dos jogos por rede no início do Século XXI, sendo visto por muitos especialistas como o título que contribuiu para a expansão das Lan Houses.

Pelo mundo existem inúmeras ligas do jogo, muitas delas contando até com jogadores profissionais, que organizam campeonatos para ver quais são os melhores gamers do mundo. Um exemplo é a ESWC, que faz os eventos e Lan Houses espalhadas pelos continents e se encontram em Paris para uma grande final.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudio Reis
    2011-08-22T10:34:30

    O jogo foi proibido por um tempo até de ser jogado, depois foi liberado. A venda no Brasil estava suspensa e sem representante comercial. O jogo não era encontrado em lojas brasileiras, podíamos apenas comprá-lo pela internet na loja da Valve com um cartão de crédito internacional.

  • Jefferson Andrade
    2011-07-29T00:30:33

    Nossa, aqui no Brasil nunca foi proibido a ninguém!

  • Fernando Dias
    2011-07-28T22:13:51

    É tão patético que dá vontade de rir. Mas aí lembro que se gasta tempo e dinheiro pros políticos tomarem essas decisões estúpidas. É triste, isso sim. O jogo sempre esteve disponível para os brasileiros comprarem.

  • Guilherme
    2011-07-28T21:48:57

    como se precisasse ser liberado

  • Vinicius Mello
    2011-07-28T21:33:16

    serio que era proibido?? joguei muito esse jogo em 2004 nas lan house da vida e no começo desse ano comprei todo o pacote half life, cs, l4d e bla bla bla legalmente no steam... compra internacional é show mesmo eim, tu compra o bagulho, legalmente mais barato (mesmo sendo proibido no seu pais) e ainda não dá um centavo para os safados do brasil, só os 6% de iof....

  • Jefferson Silva
    2011-07-28T20:46:12

    E algum dia esteve proibido ?? Nunca deixou de existir, acho que quando anunciaram a proibição ai que vendeu mais!!!