Sistemas Operacionais

26/07/2011 16h28 - Atualizado em 26/07/2011 16h35

Mozilla vai criar concorrente para Chrome OS chamado Boot to Gecko

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A Mozilla anunciou hoje que vai tentar competir no acirrado mercado de sistemas operacionais. Mas ao invés de competir com a Microsoft e a Apple, a empresa decidiu começar de baixo e focar em dispositivos menores como tablets e smartphones. É nesses moldes que a iniciativa Boot to Gecko, o futuro sistema operacional da Mozilla, se apoia.

Mozilla Gecko (Foto: Divulgação)Mozilla Gecko (Foto: Divulgação)

Anunciado originalmente ontem na lista de desenvolvedores da Mozilla, o chamado B2G já tem uma página no site da empresa e alguns objetivos que planejam cumprir com ele. O principal, no entanto, é provar que é possível construir um sistema completo, único e formatado específicamente para a web sem perder em funcionalidade.

Como a Mozilla pretende fazer isso? Usando o que já aprendeu com o Firefox até agora. O Gecko, motor de renderização de páginas do navegador, será o coração do projeto, como o próprio nome já diz. Em torno dele a empresa pretende construir APIs novas para acessar conteúdos da web por meio de funcionalidades do dispositivo e aplicativos que tirem proveito da capacidade do hardware em que ele está, dentre outras coisas.

O projeto ainda não está muito concreto além da página e não há uma previsão para quando ele estará pronto. A Mozilla só espera conseguir criar um sistema bom o bastante para competir no mercado e ser instalado no máximo de dispositivos possível. E seguindo a mesma política já usada em outros produtos da empresa, o B2G também será de código aberto.

Via: Arstechnica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares