26/07/2011 12h42 - Atualizado em 26/07/2011 12h42

Relógio avisa a hora emitindo calor

Dorly Neto
por
Para o TechTudo
Relógio termocrômico. (Foto: Divulgação)Relógio termocrômico. (Foto: Divulgação)

Criado pelos pesquisadores Che-Wei Wang and Taylor Levy, da empresa CW&T, o Thermochromic Clock é um relógio que avisa a hora emitindo calor para o corpo do aparelho. Sua estrutura possui fios cromados e tinta preta sensível ao calor. A energia é aplicada aos fios fazendo com que você possa ver os horários. O relógio volta ao estado normal quando resfriado com um pano.

Para chegar ao resultado esperado foram usados quatro dígitos e um circuito temporizador controlado por um Arduino, que se trata de um hardware livre. Porém, os pesquisadores não informaram como fizeram a programação para que o calor emitido mostrasse na tela a hora exata, através dos fios transparentes, dos quatro dígitos de sete segmentos.

No vídeo abaixo, você poderá ver o relógio termocrômico em ação. No começo, um rapaz passa um pano para zerar o contador e depois o liga novamente, mostrando como seria a mudança de horário. O acessório ainda não tem potência para fazer com que toda uma sala esquente, pois se essa tecnologia fosse empregada seria um ótimo despertador para quem não consegue acordar através do som. Talvez pelo calor não perdessem mais o horário.


Via: Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares