Fabricantes

28/07/2011 12h14 - Atualizado em 28/07/2011 12h14

Renault apresenta carro conceito de rally

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
R4 Rally. (Foto: Divulgação)R4 Rally. (Foto: Divulgação)

Após o concurso Renault 4 Ever, em que a marca francesa propôs que designers e fãs de todo o mundo redesenhassem o modelo Renault 4 relacionando a tradição da empresa com a estética contemporânea e a eco amigabilidade, um dos cinquenta projetos escolhidos, dentre mais de 3.200 sugestões enviadas por entusiastas de vários países, parece ter caído no gosto da montadora, por caber perfeitamente dentro de suas atuais expectativas.

R4 Rally. (Foto: Divulgação)R4 Rally. (Foto: Divulgação)

O R4 Rally é um carro conceito pensado pelos designers franceses Yann Terrer, da Tylt Design, e Jérôme Garzon, da Machin-Machin, que tiveram como preocupação a economia de energia não somente no uso, mas também em sua construção. Supondo-se que o R4 Rally deixasse as pranchetas dos designers (ou, mais possivelmente, seus PCs), a economia seria possível através do uso de energia solar como combustível e de nanotecnologia como matéria-prima, gerada a partir de materiais ecológicos.

R4 Rally. (Foto: Divulgação)R4 Rally. (Foto: Divulgação)

O que pode espantar a muitos (não sem motivo) é saber que quando os desenvolvedores decidiram optar por “materiais ecológicos” o escolhido foi: tecido! Exatamente. Aproveitando a ideia dos Zeppelins, o R4 Rally recebeu uma, digamos, cobertura de tecido sobre sua estrutura tubular, garantindo tremenda economia de recursos energéticos e dos demais materiais, se comparados ao uso do metal.

R4 Rally. (Foto: Divulgação)R4 Rally. (Foto: Divulgação)

Além disso, tanto o tecido quanto o vidro das janelas poderiam servir como superfícies para a absorção de raios solares, que seriam convertidos em energia para o uso do carro, mesmo quando ele estivesse estacionado. Claramente há também uma fonte secundária de abastecimento - energia elétrica -, para situações em que não há luz solar disponível, bastando plugar o carro à tomada. De forma menos radical, houve também mudanças na abertura das portas, que agora abrem-se para cima, lembrando bastante o clássico DeLorean DMC-12.

Sendo um projeto conceitual, é bastante capaz do R4 Rally não ganhar vida como um Zeppelin (ou um DMC-12).

Via: Design Boom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares