Robótica

16/07/2011 13h45 - Atualizado em 06/10/2011 18h38

Robô músico acompanha um humano na guitarra

Dorly Neto
por
Para o TechTudo
Robô toca música (Foto: Reprodução)Robô toca música (Foto: Reprodução)

Fazer música é uma das maiores características de nós, seres humanos. E que tal se robôs pudessem nos acompanhar nas músicas? É com essa ideia que os pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Grupo de Robôs Musicais, estão procurando desenvolver e aprimorar. Um dos projetos consiste em um robô que possa acompanhar um violonista humano, enquanto o mesmo toca alguma música.

O robô funciona da seguinte maneira: enquanto alguém toca o violão, o robô capta o movimento das mãos e o ritmo do som, para poder entrar no compasso e não desafinar, ou ficar mais rápido ou devagar. Assim, ele emite sons através de um teremim, fazendo o vocal da música que a pessoa estará tocando. No vídeo abaixo você poderá ver um robô cantando Hey Jude, dos Beatles, enquanto o pesquisador a toca no violão. Repare que em cada nota o robô move as mãos no temerim, que emite sons a cada movimento que passe perto da antena do instrumento:


Apesar de conseguir determinar qual o ritmo em que a música está sendo tocada e se adequar, os robôs ainda não conseguem distinguir e se adaptar ao tom em que o seu parceiro humano esteja tocando a música, mas os pesquisadores pretendem alcançar essa qualidade em breve. Imagina quando os robôs estiverem bem evoluídos, eles próprios poderão formar uma banda, e pelo jeito não demorará muito para vermos no palco um concerto só de robôs instrumentistas.

Via: New Scientist

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eleomar Antunes
    2011-07-18T01:07:38

    Que porcaria, meu! Não chega essa cambada de "tocadores" DE RAP, BATIDÃO não ? Ainda por cima agora vão LANÇAR essa bomba ? Só pode ser coisa de japonês sem noção. Que bomba!