28/07/2011 14h08 - Atualizado em 28/07/2011 14h08

Sistema anti-colisão da Toyota ajuda a evitar acidentes

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma das metas da montadora japonesa Toyota é desenvolver veículos de passeio cada vez mais seguros e com menores possibilidades de se envolverem em acidentes. A empresa trabalha duro para aumentar ainda mais as especificações de segurança dos seus veículos e, desta vez, o foco é uma atualização do seu sistema de colisão que promete deixar o veículo ainda mais seguro.

Toyota trabalha duro para aprimorar sistema de segurança dos carros. (Foto: Divulgação)Toyota trabalha duro para aprimorar sistema de segurança dos carros. (Foto: Divulgação)

A Toyota já possui um sistema de segurança automotiva inteligente, que recebe a sigla PCS (Pre-Collision System). Esse sistema consegue prever quando uma colisão pode acontecer e reduzir os danos da batida. Mas, como melhor do que reduzir os danos é evitá-los, a atualização do sistema de segurança da Toyota está para se tornar ainda melhor.

O novo sistema em desenvolvimento foi projetado para ajudar o motorista a evitar as colisões. Para isso, o sistema utiliza ondas milimétricas de um radar e câmeras estéreo para detectar pedestres e veículos que estão no caminho. Além disso, são emitidos feixes de raios infravermelhos para melhorar a visibilidade do veículo em condições de baixa luminosidade.

Com essa melhoria no PCS da Toyota, o carro se torna apto a evitar colisões onde os motoristas não conseguem frear, principalmente quando algum objeto ou pessoa atravessa o caminho de forma repentina. Um dos obstáculos que a Toyota está enfrentando é que o PCS depende do ambiente onde o veículo está (sol, chuva, terra, etc) e em quais circunstâncias o incidente ocorre.

Os técnicos da Toyota trabalham nas evoluções pensando principalmente na segurança dos pedestres e motoristas idosos, visando reduzir o número de vítimas do trânsito desses grupos.

Via: UberGizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fillipe Ramos
    2011-07-29T08:23:40

    A Volvo já possui carros com essa tecnologia, não é nada novo. Inclusive esses carros já estão sendo vendidos.