Internet

29/07/2011 14h37 - Atualizado em 10/08/2011 16h39

Usuários do IE têm QI menor do que de outros navegadores

Pedro Cardoso
por
Da redação
Logo do IE 9 (Foto: Reprodução)

Segundo pesquisa realizada pela empresa canadense AptiQuant, os usuário do Internet Explorer tem Q.I. menor do que aqueles que usam outros navegadores, como Firefox e Chrome, por exemplo. O estudo "Intelligence Quotient (IQ) and Browser Usage" (Quociente de Inteligência e Uso de Navegadores), mostra a relação entre estes aplicativos e a capacidade de raciocínio dos seus usuários.

O teste foi realizado com 101.326 usuários de internet,  com idade acima de 16 anos, que foram divididos por grupos, representando os navegadores que usam. Deste modo, os resultados apontaram que os que usam o IE 6, possuem Q.I. um pouco maior do que 80 pontos. Segundo o relatório divulgado, este pode ser um dos fatores que influenciam essas pessoas a manterem seus softwares desatualizados e resistirem tanto à mudanças.

Estudo da AptiQuant com navegadores e QI (Foto: AptiQuant)Estudo da AptiQuant com navegadores e QI (Foto: AptiQuant)

Os usuários de Firefox, Safari e Chrome, ficaram juntos na faixa entre 110 e 120 pontos (veja o gráfico acima), enquanto os usuários de Opera e Camino ficaram acima dos 120 pontos, no referido gráfico. Já os usuários do IE8 e IE9 foram os que chegaram mais perto dos 100, entre os navegadores da Microsoft.

Evolução ou queda em relação a 2006

Em relação a mesma pesquisa realizada em 2006, podemos notar um grande avanço do Opera, de 100 para 120 pontos na média de seus usuários que participaram do teste. Enquanto isso, é visível a queda entre os usuários de IE 6 e IE 7, de mais de 100 pontos, para em torno de 80. Os browsers Google Chrome, Internet Explorer 8 e 9 não entrarem nos testes daquele ano, pois ainda não tinham sido criados.

Atualização: A BBC foi à fundo na sua investigação e descobriu que o citado estudo era falso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Artur Anna
    2011-07-29T17:28:15

    O que pesa amigo é a segurança, item que deixa muito a desejar no IE.

  • Favoritos
    2011-07-29T15:21:00

    Fazem pesquisa para tudo hoje em dia... rsrsrs Mas acho isso muito relativo. Pois o que vai pesar mais na decisão é o gosto. Eu, por exemplo, prefiro o IE pela interface e design. Apesar de reconhecer a superioridade dos concorrentes na velocidade. E um amigo meu leigo em informática prefere o Firefox, por já estar acostumado com o mesmo.

  • Bárbara Rocha
    2011-07-31T23:58:44

    Só usa IE quem não sabe instalar outro navegador... Por isso o teste deu tão baixo. Mas a reportagem foi mal escrita. Em outros sites, divulgaram, além dos resultados, as hipóteses dos pesquisadores... Sem contar que essa pesquisa não indica nada, ela não é exatamente confiável, já que existem outras variáveis interferindo nos dados...