30/07/2011 10h36 - Atualizado em 30/07/2011 12h23

Viciado em Xbox é morto com coágulo no sangue após sessões de 12 horas de jogo

Bernardo Cury
por
Da redação
Chris Staniforth (Foto: Reprodução)Chris Staniforth (Foto: Reprodução)

O britânico Chris Staniforth, de 20 anos, morreu com coágulos no sangue depois de ficar jogando Xbox por 12 horas a cada sessão. O jovem sofreu um bloqueio pulmonar quando desenvolveu uma trombose venosa profunda.

Seu pai David, 50, declarou ao jornal The Sun: "como pai, você acha que jogar videogame não pode fazer mal algum aos seus filhos, porque você sabe o que eles estão fazendo. Crianças de todo o país estão jogando esses games por longos períodos e não percebem que isso pode matá-los".

Tudo começou quando Chris estava em uma entrevista de emprego e contou a um amigo que estava sentido dores no tórax. Ele disse que acordou no meio da noite com uma "sensação estranha" no peito e uma frequência cardíaca incrivelmente baixa, embora tenha voltado ao normal depois.

David conta que logo depois da entrevista, começou a sofrer novamente: "ele deixou cair um pacote de goma de mascar e quando foi pegá-la, caiu para trás e começou a sofrer espasmos". Seu amigo chamou uma ambulância, mas os paramédicos não conseguiram salvá-lo.

Nesta sexta-feira (29), um médico legista confirmou TVP (trombose venosa profunda) como a causa da morte, apesar de Chris ter apenas 20 anos de idade, não possuir um histórico de doença e nem complicações médicas. TVP é um coágulo no sangue que se desenvolve em uma das veias profundas no corpo que ocorre geralmente na perna ou inferior do tronco. TVP geralmente está associada a longos períodos de inatividade, como sentar em um voo de longa distância.

Seu pai contou que Chris sentava-se entretido por horas em cada jogo: "Chris viveu por seu Xbox. Quando ele ganhava um jogo poderia jogá-lo por horas e horas a fio, às vezes 12 horas sem parar".

Ele tinha a esperança de ter uma carreira em computadores e foi oferecido um lugar para estudar Game Design da Universidade de Leicester.

Para evitar que outros pais sofram o mesmo que ele, David lançou uma campanha de sensibilização sobre TVP e jogos de computador. Ele admite que são viciantes e divertidos, mas destaca os perigos que podem surgir com esta ação compulsiva.

David não culpa a Microsoft, fabricante do Xbox, simplesmente não quer que outro filho morra por jogar videogame por horas. A Microsoft recomenda que os jogadores deem um tempo para pausas e exercícios e que tenham outras atividades.

Via The Sun

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Martins
    2011-07-31T16:55:43

    volta pro mdm malandrox!

  • Airton Souza
    2011-07-31T14:04:19

    É chato ser grosso, mas, ele era Gordo. Claro que alguem que se dedique e nao engorde pode sofrer do mesmo, mas, já tava na cara que isso era possivel. Se você jogar por 12horas, use as outras 12horas com coisas mais saudaveis e não 12horas no Mcdonald. (perdão, porém é verdade)

  • Sergio Junior
    2011-07-31T14:04:12

    para refletir, será que o video game é culpado ou o pai que esta procurando um culpado por sua inercia?

  • Otavio Barros
    2011-07-31T14:03:30

    Não vem colocar a culpa no video game, a culpa é dos pais que não souberam controlar o filho incentivando ele a fazer outras coisas...video game é um momento de lazer e não para viver entro dele, então não foi culpa do video game e sim dos pais que além que não contralarem ele também não faziam atividade junto com ele.

  • Paulo Ferreira
    2011-07-31T13:59:03

    estranho na reportagem esta falando do perigo do video game e no canto inferior da pagina tem uma propaganda do xbox 360.

  • Iracema Jesus
    2011-07-31T13:54:46

    Se vc achar que isso é exagero e tal,se cuida porque vc é: VICIADO E PODE SER PRÓXIMO.

  • Vlaukner Ramos
    2011-07-31T13:46:44

    Isso não tem nada a ver com o VICIO no Vídeo-Game Uma vez eles dizem que jogar faz bem para o cérebro e tals, ai agora que um gordo desse papoca quer botar culpa por ele jogar "poucas horas" nada a ver! No tempo que eu jogava (bons tempos) passava muito mais tempo do que esse maluco awe... Mas agora to de boa (será??) minha esposa me mostrou outro caminho... me tirando meu bem mais precioso :( Droga... A saudade veio de novo quero quero meu PS2... :'(

  • Thiago Ferreira
    2011-07-31T13:34:57

    12 horinhas e morre? Muito fraquinho... dá até pena.

  • Tardelly Lopes
    2011-07-31T13:19:30

    a melhor solucão e muito sexo

  • Rodrigo Audi
    2011-07-31T13:14:04

    algumas pessoas que estao lendo esta materia devem acompanhar as noticias do globo.com .... intao para lembrar de uma noticia da semana passada ... a garota que tinha uma doenca que dormia 22horas por dia e acordava pra ir no banheiro e comer... ela tinha uns 22 anos... e era assim desde a infancia... se for como essa noticia era pra ela ter morrido a muito tempo... e nao houve relato de espasmos nem de dor no torax dela... isso tem haver com a pessoa e com a pre disposicao a doenca... levando em cota o vicio... isso auxilia um pouco... porem nao podemos descartar os outros fatores...

  • YLAN TRIGUEIROS
    2011-07-31T12:06:21

    Gente, é impressionante o que o jogo compulsivo (uma doença) pode fazer a um ser humano! Temos que nos cuidar!

  • Alexandre Lira
    2011-07-31T11:38:14

    Que matéria sensacionalista viu? No TechTudo? afff! Afirmar que o cara morreu por causa de 12 horas de game é uma besteira! Poderia ser lendo, conversando, viajando etc etc! Inatividade! Fato! Morreu porque tinha pré-disposição a doença, provavelmente obeso e outros quadros bem provaveis! Enfim...tudo besteira!

  • Alex Freitas
    2011-07-31T11:17:14

    Eu passo pelo menos 12 horas no computador por dia. Já faço isso há mais de 12 anos.

  • Marcellus Barbosa
    2011-07-31T11:09:11

    Esse tipo de acidente dificilmente acontecera com o Nintendo Wii, pois durante o jogo estamos sempre se movimentando.

  • Leornado Alves
    2011-07-31T11:06:10

    A cada videogame ligado é menos uma emissora que deixa de pontuar no IBOPE, não vejo mídia nenhuma divulgar os benefícios que o games trazem ao adolescentes (coordenação motora, raciocínio rápido e facilidade em aprender outros idiomas) temos q levar em consideração que tudo em demasia faz mal a saúde, até beber ÁGUA.

  • Mantrhax Evilone
    2011-07-31T11:01:12

    Besteira, o gordinho ai jah devia ter alguma pre disposicao a esse problema..... fazemos fins de semana de jogatina, 36 horas direto e nunca ninguem morreu....nem perto disso..depois do jogo a galera ainda manda umas pizzas e muita cerveja.... mas ehcomo a policia brasileira, a gente tem que achar um culpado em algum lugar... de preferencia o mais perto possivel e sem muito trabalho !

  • Mariluce Gomes
    2011-07-31T10:19:29

    eu tenho 3 filhos e varios sobrinhos que passam a noite inteirinha jogando video games, x-box jogos de computador, é uma pena, eles nao obedecem e muitas vezes acordam no meio da madrugada para jogar ou outras passam a noite inteirinha jogando e as vezes nem sono tem para dormir no dia seguinte, ja falei para meus filhos do perigo mais eles nao ligam...so cortando a internet!

  • Lucas Vital
    2011-07-31T03:06:16

    E com toda certeza a culpa vai ser dos vídeo games e não do desajustado social ou dos pais desatentos.

  • Edgar Castro
    2011-07-30T13:01:27

    Medo.

  • Celso Araújo
    2011-07-30T12:02:57

    E ainda falam dos bachareis em Direito. Pelo amor de Deus, é melhor acabar com o site logo!

  • Hugo Dias
    2011-07-31T22:30:49

    Pra começar eu ja fiquei mais de 12 horas jogando sem parar, no Gran Turismo 5 nas corridas de 24 horas, são 24 horas reais sabiam disso? Esse sensacionalismo contra os Video-Games não leva a nada, vocês acham mesmo que foi o Xbox dele que o matou? Foi a falta de exercícios, vida social e má alimentação que causou isso. Desculpem mas está claro que sendo gordo como ele era, os problemas de saúde eram iminentes, é coincidência que o fato ocorreu após umas das sessões de 12 horas jogadas tenha causado isso. É uma pena que a Globo grande do jeito que é tenha a visão tão deturbada sobre o assunto.

  • Raquel Zini
    2011-07-31T21:23:17

    Temos tantos outros problemas a serem divulgados, que são muito pior pra que colocar uma noticia com este conteúdo, não desfazendo da reportagens, mas vai saber se ele já não era doente e não sabia.

  • Gustavo Rodrigues
    2011-07-31T21:10:29

    JA JOGUEI PLAY POR 6 HORAS E FIQUEI MALZÃO...A CABEÇA SAI EXPLODINDO E TU MEIO FORA ...OS VIDEO GAMES SÃO MUITO LEGAIS, CURTO MUITO. MAS A CADA 1 HORA OU 2 TEM QUE DA UMA CAMINHADA E TOMA UMA AGUA ...VE TV UM POUCO...SENÃO É SINISTRO..

  • Cláudia Valente
    2011-07-31T20:56:00

    kkkkkkkkkkkkk legal mesmo é ler a matéria e ver ao lado a propaganda do XBOX por R$ 699,00...sem noção!

  • Joan Lopes
    2011-07-31T19:59:12

    E o que isso teve a ver com o Xbox? ele podia ter morrido se ficasse dormindo por 12 horas... Vamos aprender a postar um titulo de noticia...