11/08/2011 10h43 - Atualizado em 11/08/2011 10h43

Aerodinâmica de carro conceito muda e se adapta conforme a exigência do momento

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O designer Da Feng criou um conceito de carro que é, no mínimo, inovador. Ele pensou em um veículo que contasse com uma espécie de "pele falsa" em sua carroceria, que, por sua vez, pudesse modificar a aerodinâmica do carro de acordo com as diferentes necessidades de velocidade na estrada.

The Flake. (Foto: Divulgação)The Flake. (Foto: Divulgação)

O mais recente projeto de Feng recebeu o nome de The Flake. Apesar de sua proposta visual lembrar flocos de metal revestindo o veículo, na verdade, o carro é coberto por dobradiças feitas de pedaços de fibra de carbono. As peças são conectadas por nanotubos de carbono a minúsculos solenóides, capazes de deixar estas placas em pé ou deitadas.

The Flake. (Foto: Divulgação)The Flake. (Foto: Divulgação)

As placas de metal agem como freios aerodinâmicos quando ativados do lado oposto à direção em que o veículo corre ou aumentar a velocidade quando perfeitamente alinhadas ao corpo do carro. Ao viajar em alta velocidade, as placas deitadas proporcionam menos resistência ao fluxo de ar que envolve o carro. E, durante as freadas e curvas, as placas levantadas ajudam na redução da velocidade e na dinâmica de downforce do veículo.

The Flake. (Foto: Divulgação)The Flake. (Foto: Divulgação)

O que parece ser rodas são, na verdade, 12 estruturas de liga-leve dispostas em forma de círculo. Neste formato, elas podem se adaptar melhor à superfície da estrada, pois a aderência da liga-leve é muito maior. Com isso, a velocidade do veículo é maior e sua estabilidade, otimizada.

Apesar de o projeto parecer estranho, Feng disse que já falou sobre o carro com um ex-engenheiro da equipe de F-1 Williams, que confirmou que o projeto é aerodinamicamente muito bom e só precisa de alguns pequenos ajustes para se tornar viável. Porém, mesmo com o incentivo, Feng não acredita que o The Flake chegará ao mercado algum dia.

 

Via: Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mext Ok
    2011-08-12T09:41:37

    Rafael, meu comentário foi sobre o CONCEITO (procura no dicionário). Apesar de interessante o conceito de chapas móveis para alterar a performance do automóvel, não é inovador, fato. Agora, sobre "vale tudo na tv": "o carro é coberto por dobradiças feitas de pedaços de fibra de carbono, conectadas por nanotubos de carbono a minúsculos solenóides". Certo, isso sim é realidade, Rafael. E os renderings 3D demonstram fielmente a viabilidade física. Claro. Nem preciso entrar no assunto "aerodinâmica" neste caso né. Asno.

  • Nélio Castro
    2011-08-12T08:43:39

    Imaginem ter que lavar e polir esse carro!

  • Mext Ok
    2011-08-11T21:38:27

    pssss conceito inovador... há 15 anos atrás o seriado Viper já tinha um carro assim.

  • Adilson Raimundo
    2011-08-11T16:40:57

    Ja encomendei 2 desses!!! hehehehe. Gostei das rodas. Show!