Tablet

02/08/2011 18h56 - Atualizado em 02/08/2011 19h30

Amazon oferece app de graça e faz desenvolvedores perderem US$ 54 mil

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Para um desenvolvedor de aplicativos para celulares, ver que o número de vendas convertidas do software chegou a 100 mil deve ser um orgulho enorme. Não para uma pequena firma da Austrália que teve seu aplicativo no hall da fama da loja da Amazon, mas sem receber um centavo sequer pelos milhares de downloads.

Amazon lança tablet (Foto: Divulgação)Amazon lança tablet (Foto: Divulgação)

Os responsáveis pela empresa Shifty Jelly afirmam que aceitaram entrar na Amazon App Store (loja no estilo do Android Market, voltada para aparelhos rodando a plataforma do Google) com a promessa de receber 20% do preço de seus softwares caso eles entrassem na galeria de “App Gratuito do Dia”. Esse dia chegou e não foi nada bom para os negócios.

A Amazon ofereceu o app Pocket Casts, que promete ao consumidor a audição de podcasts de maneira fácil, gratuitamente durante 24 horas. O aplicativo nunca passou dos 20 downloads num mesmo dia, mas em 27 de junho bateu o recorde de 101 mil downloads graças à toda a divulgação feita pela Amazon.

Em tese, a firma ganharia US$ 54 mil pela distribuição dos aplicativos. Na prática, porém, a Amazon não paga nada para os desenvolvedores que aceitam participar do “App Gratuito do Dia”.

Os responsáveis pela Shifty Jelly dizem que o acordo inicial para entrar na Amazon App Store garante o pagamento de pelo menos 20% do preço cheio do aplicativo, ainda que ele seja oferecido de graça. Na troca de e-mails com o convite para a promoção, porém, a Amazon deixa bem claro que não compartilha receitas do dia da promoção — até porque elas não existem.

Pagaram para ver, e descobriram que a Amazon cumpre o que promete em seus e-mails. Nada de grana. Mas pelo menos o app fez sucesso nos dias seguintes, gerando alguns dólares para a companhia? Não, a quantidade de downloads retornou ao nível normal: muito pouco.

Via: Shifty Jelly Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares