Sistemas Operacionais

04/08/2011 18h50 - Atualizado em 04/08/2011 18h50

Analista prevê que iOS e MAC OS X serão unificados em 2012

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma nota de Peter Misek, analista da empresa Jefferies & Co., sugere que a Apple está se preparando para combinar/unificar os seus sistemas iOS e OS X em um único sistema operacional. De acordo com Misek, isso ajudaria a empresa a obter uma melhor margem bruta de usuários, tornando o processo de licenciamento de conteúdo para os produtos mais simples.

Produtos Apple (Foto: Divulgação)Produtos Apple (Foto: Divulgação)

O texto sugere que, combinando os dois sistemas, a Apple facilitaria processo de licenciamento de filmes e programas de TV, pois poderia oferecer esse conteúdo na nuvem. Isso possibilitaria que usuários do iPhone, iPod Touch, iPad, Apple TV e Mac tenham a mesma experiência de uso, uma vez que todo o conteúdo seria da mesma fonte e teria a mesma forma de exibição. Além disso, a migração dos sistemas simplificaria a transição dos conteúdos entre os dispositivos, e Misek acredita que essa facilidade nunca será completa se os sistemas iOS e OS X continuarem separados.

Misek também acredita que a “fusão” dos sistemas poderá impulsionar as vendas dos produtos da empresa, e que o lançamento de um sistema único só pode resultar em um aumento significativo desse números. Segundo as previsões do analista, a Apple deve lançar um novo MacBook Air, com processador A6 em 2012 ou 2013, que contará com a possibilidade de rodar aplicativos do iOS e OS X, preparando os usuários para uma versão combinada dos dois sistemas.

Já o modelo MacBook Pro e as máquias com hardware mais potente (como os desktops) continuariam a executar o Mac OS X. Mas Misek acredita que até mesmo as máquinas “Pro” da Apple migrarão para um sistema combinado em 2016.

Vale o registro que todas as informações acima são teorias feitas por Peter Misek, e nenhuma foi confirmada oficialmente. Não sabemos ainda como a Apple vai trabalhar com os seus sistemas no futuro. Pode ser que a tendência seja mesmo um único sistema para todos os produtos da empresa (outros desenvolvedores estão trabalhando para esse objetivo com outros produtos), mas não acreditamos que isso aconteça tão já. Quem sabe em um futuro a longo prazo.

Via MacTrast

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Cruz
    2011-08-09T11:54:37

    Bom, imaginando que o windows 8 será lançado em 2012 e meio que unifica tablets e desktops, acredito que 2016 seja um tanto quanto longe para essa unificação da Apple. Na verdade acho que 2016 seja longe demais para qualquer previsão em termos de tecnologia. Ainda mais em algo tão simples no que diz respeito a capacidade técnica considerando as tecnologias existentes. Veremos...