Celular

19/08/2011 19h05 - Atualizado em 19/08/2011 19h05

Apple trabalha em serviço de realidade aumentada para iPhone

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Quando você acha que a Apple não tem mais o que colocar no onipresente iPhone, lá vem mais uma patente que dá uma pista do que podemos esperar para o smartphone num futuro próximo. A companhia estaria ponderando adicionar uma nova camada de informação sobre as imagens que são capturadas pela câmera do iPhone.

Patente de realidade aumentada registrada pela Apple (Foto: Patently Apple)Patente de realidade aumentada registrada pela Apple (Foto: Patently Apple)

Informações relevantes poderiam aparecer no aplicativo de mapas do aparelho, por exemplo. Em vez de visualizar o mapa de cima, o usuário poderia posicionar o iPhone num acessório especial no vidro do carro e ver ali, na tela do dispositivo, quais são os próximos passos de seu trajeto.

A Nokia recentemente revelou um aplicativo desse mesmo tipo para aparelhos Symbian, que permite apontar a câmera para frente a fim de saber quais são os pontos de interesse próximos. Nesse caso específico, os engenheiros da Nokia utilizam também as informações de GPS para identificar os pontos de interesse.

Na patente que a Apple deseja registrar há a ilustração de um iPhone capturando a imagem à sua frente. O filtro para parques está ativado, de modo a apontar quais são os parques mais próximos do local onde o usuário se encontra. Além da localização, o usuário tem como saber a que distância os tais parques estão.

O diferencial de um recurso como esse seria seu caráter de app nativo. Ou seja, não seria necessário instalar nada, pois ele já vem funcionando de fábrica. Inclusive com possíveis APIs para desenvolvedores estrangeiros tirarem proveito.

Via ReadWriteWeb.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares