30/08/2011 10h18 - Atualizado em 30/08/2011 10h19

Bateria captura eletricidade através de vibrações

Marcela Vaz
por
Da redação

A MicroGen Systems criou uma forma de captação de energia elétrica sustentável à natureza e ao seu bolso através da vibração natural do veículo. A bateria sensorial capta os movimentos do carro e os transforma em energia para operar um pequeno sensor.

Bateria da MicroGen Systems. (Foto: Divulgação)Bateria da MicroGen Systems. (Foto: Divulgação)

Para conseguir os resultados, os pesquisadores da MicroGen utilizaram um cantilever (ou braço de suporte) vibrador feito de material piezoelétrico. O cantilever é capaz de gerar cerca de 200 microwatts de potência. Os pesquisadores dizem que 200 microwatts é uma quantidade útil em muitas aplicações.

É o bastante, por exemplo, para operar sensores de baixa potência, como os usados ​​para monitorar a pressão dos pneus de automóveis. A tecnologia pode ser usada para muitas outras finalidades. Mas ainda não há informação sobre quando a tecnologia chegaria ao mercado.

Via: Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares