04/08/2011 16h39 - Atualizado em 04/08/2011 16h39

Bite Counter monitora cada mordida que você dá durante as refeições

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Clemson University, Carolina do Sul, EUA, criaram um dispositivo que funciona como uma espécie de “pedômetro” para comer. O Bite Counter é usado como um relógio comum, com a diferença que ele monitora quantas mordidas o usuário dá durante a refeição, e soa um alarme quando ele percebe que a pessoa comeu demais.

Bite Counter (Foto: Divulgação)Bite Counter (Foto: Divulgação)

Uma vez ativado, o Bite Counter passa a monitorar o movimentos que o pulso faz quando as pessoas pegam o alimento com um garfo ou uma colher para levar a comida à boca. O dispositivo conta quantas vezes isso é feito até o término da refeição, convertendo esses dados em mordidas. De acordo com os seus inventores, o dispositivo tem um nível de precisão de mais de 90% na contagem de mordidas em testes laboratoriais, independente do tipo de usuário, comida, utensílio ou recipiente.

Vale registrar que o Bite Counter só monitora o número de mordidas, e não a quantidade de calorias contidas em cada mordida. As calorias são calculadas a partir dessa contagem realizada, utilizando uma fórmula semelhante a que usamos em equipamentos de ginástica, para estimar o número de calorias queimadas.

Segundo o professor de psicologia e criador do Bite Counter, Eric Muth, “estudos mostram que as pessoas tendem a subestimar o que elas comem. Nosso sistema sugere que cada mordida pode ser usada como um dado importante para a contagem de calorias ingeridas”.

Detalhe do funcionamento do Bite Counter (Foto: Divulgação)Detalhe do funcionamento do Bite Counter (Foto: Divulgação)

Porém, assim como a maioria dos pedômetros existentes no mercado, o Bite Counter não é perfeito. Por exemplo, movimentos que não deveriam ser registrados como ingestão de alimento, como o uso do guardanapo, ajuste dos óculos ou um simples gesticular durante a conversa no jantar podem confundir o dispositivo. Em compensação, os criadores do produto dizem que as pessoas tendem a realizar esses mesmos movimentos em cada refeição, diminuindo assim a margem de erro de contagens a longo prazo.

E, apesar de algumas pessoas comerem com as duas mãos, a maioria consome mais de 90% do seu alimento e 50% de seu líquido com a mão dominante. O Bite Counter está disponível apenas para uso profissional e de pesquisa, e custa US$ 799.

Via Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares