30/08/2011 16h56 - Atualizado em 30/08/2011 17h13

Capacete conceitual pode ser dividido em dois no caso de acidente

Isadora Díaz
por
Da redação

Eis um projeto que poderia ajudar a rezudir o número de acidentes fatais no trânsito. A empresa australiana Voztec elaborou um conceito de um capacete que, segundo promessas, seria um dos mais seguros do mundo.

Capacete Voztec (Foto: Divulgação)Capacete Voztec (Foto: Divulgação)

A inovação fica por conta da tecnologia de abertura traseira, devidamente patenteada pela Voztec. Em caso de acidente, o item poderia ser separado em dois pela equipe médica, por exemplo. Isso evitaria que traumas fossem agravados pela retirada do capacete, o que pode acontecer no uso dos modelos tradicionais. Após separado, a parte de trás do equipamento poderia ainda ser improvisada como uma espécie de colar cervical, imbolizando a área do pescoço.

Além disso, a abertura traseira tornaria possível a fabricação de capacetes mais ajustados, tornando-os ainda mais seguros. Em uma eventual queda, seria evitado um choque agressivo entre a cabeça do usuário e a parte interna do capacete, como uma forma de minar outra provável fonte de lesões. O funcionamento do sistema pode ser conferido no vídeo abaixo:


O conceito, no entanto, não se limita aos fabricados para motociclistas. Entre os planos da Voztec estão a incoporação da tecnologia em capacetes feitos para jogadores de futebol americano e militares.

Atualmente, a empresa procura investidores para que o invento possa chegar ao mercado. Ao contrário de muitos projetos por aí, a produção do capacete bolado pela Voztec parece ser bastante viável.

Via Voztec

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares