Internet

31/08/2011 17h02 - Atualizado em 31/08/2011 17h48

Chrome ganha app para acesso offline do Gmail

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Quando o Google deu fim à tecnologia Gears, disse que estava trabalhando em algo mais aberto para fornecer seus serviços no modo offline. Faz tempo que isso aconteceu, mas a espera por serviços mesmo quando não há conexão com a internet chegou ao fim. A partir de hoje, usuários do Chrome podem baixar o Gmail Offline, cujo funcionamento é explicado pelo próprio nome do aplicativo.

Gmail offline para Chrome (Foto: TechTudo)Gmail offline para Chrome (Foto: TechTudo)

O Gmail Offline é baseado na interface do webmail do Google para tablets, sejam iPads ou Androids rodando a versão mais recente da plataforma da empresa. Nesses dispositivos o Gmail é basicamente uma tela dividida em lista de conversações mais recentes e uma área na qual dá para ler o conteúdo da mensagem selecionado. O aplicativo para Chrome replica esse funcionamento.

Ainda em estágio Beta (como de costume), o aplicativo faz uso de recursos do HTML5 para armazenar informações do e-mail do usuário mesmo quando ele não tem uma conexão com a internet disponível naquele exato momento. O internauta pode escrever mensagens ou arquivar e-mails antigos — quando a conexão voltar, o aplicativo sincroniza automaticamente com os servidores do Google para refletir as alterações.

O Google explica que no mundo de hoje não dá para desacelerar, e que é importante ser produtivo, não importa o dispositivo, local ou horário. Com o Gmail Offline, dá muito bem para escrever aquela mensagem com as novas diretrizes da empresa enquanto o sujeito toma a ponte aérea. Quando chegar ao seu destino (e se conectar a um Wi-Fi ou 3G), a mensagem será enviada automaticamente.

Infelizmente, o Gmail Offline está disponível, por enquanto, somente para o Chrome. O download, claro, é gratuito. Por ser Beta, o uso é por conta e risco do internauta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares