19/08/2011 19h26 - Atualizado em 19/08/2011 19h26

Cientista de 13 anos revoluciona a forma de captar energia solar

Isadora Díaz
por
Da redação

A invenção de um menino de 13 anos pode modificar a forma como coletamos energia solar nos dias de hoje. Aidan Dwyer, um rapazinho americano, bolou uma maneira de organizar os painéis solares que garante um melhor aproveitamento da luz e, assim, uma maior produção de energia. Semelhante a uma pequena planta, o invento do menino aumenta a eficiência do mecanismo entre 20% a 50%.

Aidan Dwyer (Foto: Reprodução)Aidan Dwyer (Foto: Reprodução)

Instigado pelo mecanismo utilizado pelas árvores para absorver luz solar, Dwyer teve uma ideia que lhe rendeu o prêmio de Jovem Naturalista, concedido pelo Museu Americano de História Natural. A atual maneira de gerar energia através da luz do sol consiste em arranjar os painés solares horizontalmente, ao contrário do sistema bolado pela própria natureza. Após estudar durante algum tempo, o menino decidiu montar em um suporte vertical pequenos painéis, de forma que estes ficassem organizados como folhas em galhos. E funcionou.

Árvore-solar (Foto: Reprodução)Árvore-solar (Foto: Reprodução)

Os testes realizados com o experimento mostram que, comparado ao mecanismo original, a árvore-solar de Dwyer é muito mais eficiente. Inclusive em épocas de menor incidência solar, tais como o inverno, a novidade leva a melhor. Além disso, o sistema, justamente por ser vertical, não é "enterrado" pela neve e também é menos prejudicado pela chuva.

O menino, ao explicar o funcionamento do seu modelo, ainda ressaltou outra vantagem: para ambientes urbanos, que carecem de espaço, ele é ideal. Além do que, acrescentou, a semelhança com uma árvore torna tudo ainda mais bacana.

Resta saber se existirão empresas interessadas em replicar a ideia em escala maior. Por enquanto, os modelos do menino têm se saído muitíssimo bem. O mais interessante é que o projeto de Aidan Dwyer não foi feito para uma grande feira internacional, mas sim para a feira de ciências da escola. Aos 13 anos, esse pequeno inventor já conta com diversos entusiastas e alguma notoriedade ao redor do mundo.

Via SlashGear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cleber Lucena
    2011-08-20T13:51:20

    Quando existe uma educação decente, é isso que acontece!!!!! Em todos os lugares do mundo existem gênios adormecidos pela falta de incentivo!!!!! (Em nosso país então, nem se fala...) "BRASIL, UM PAÍS DE POUCOS"

  • Hugo Angelo
    2011-08-20T12:48:05

    muito legal mesmo, esperamos que isso vá em frente e ganhe força.

  • Erotides Ramos
    2011-08-20T12:30:27

    O garoto é um novo Magiver!

  • Erotides Ramos
    2011-08-20T12:25:38

    O garoto é um novo Magiver!

  • André Regonha
    2011-08-20T11:30:33

    Sensacional! O garoto tem futuro e idéias assim é que impulsionam nosso planeta a evoluir!

  • Joao Silva
    2011-08-20T15:15:25

    reportagem muito interessante ! parabens ! ao autor dela.

  • Ítalo Silva
    2011-08-20T14:11:12

    O futuro de uma Nação é a educação de qualidade em todos os sentidos! Sem mais!

  • Gustavo Acacio
    2011-08-20T13:51:47

    Ele é realmente muito inteligente

  • Ricardo Tedesco
    2011-08-20T15:54:47

    Bem, isso ja existe, feito por empresas... De qualquer forma, muito boa a sacada dele

  • William Silva
    2012-05-03T18:43:39

    Eu sou bem mais inteligente que ele!

  • Lucas Silva
    2011-08-30T14:30:56

    grande menino. acho que ninguém no mundo teve uma idéia tão grande quanto a dele. deve ganhar muito dinheiro no futuro. quem sabe?

  • Claudio Paiva
    2011-08-21T05:51:40

    O projeto da "Árvore Solar" não é nenhuma novidade. Não li detalhes do projeto do menino mas, pelo que vi não nada de novo nele! A àrvore solar já existem em algumas cidades espalhas pelo mundo, como em Gleisdorf, na Áustria. Logo o menino de 13 anos que o fez não me parece ter construido algo novo e revolucionário como dá a entender a reportagem! Ele pode até ser gênio ou muito inteligente mas não inovador, é isso!

  • Diego Aranha
    2011-08-21T03:29:52

    O resultado já foi demonstrada como incorreto, há uma falha importante nos experimentos executados pelo garoto. Atualizam a matéria! Mais no final da matéria em: http://www.i4u.com/47568/13-year-kid-studies-trees-and-uses-fibonacci-make-solar-cells-50-more-efficient

  • Enéas Ervilha
    2011-08-21T02:37:04

    Toda ideia genial é simples, como a desse garoto. Excepcional o poder de observação dele

  • Kaique Henrique
    2011-08-22T16:48:39

    #matériaFAIL!

  • Joao Silva
    2011-08-21T10:57:32

    volto a parabenizar ao autor desta repartagem ! tem muita gente gostando !

  • Joao Silva
    2011-08-21T10:51:41

    volto a parabenizar ao autor desta reportagem ! tem muita gente gostando !

  • Gregory Pinto
    2011-08-21T02:00:39

    Bom Mari Ramos, melhor nem comentar o que vc falou, pois o garoto pensou em algo que ninguem pensou, e o fato dele ter 13 anos acho que o torna um gênio sim, e tbm nã o deixa de ser uma invenção, ou alguem ja havia criado isso?

  • Marcos Calegari
    2011-08-21T01:31:14

    A pessoas que acham que não entenderam a reportagem, ele não criou uma nova forma de captação de energia solar, ele "simplesmente" estudou e procurou melhorar um projeto já existente, imaginem só se os carros ainda fossem como os primeiros carros movidos a vapor, eles vem sendo aperfeiçõados a cada ano. sempre uso uma frase, não sei de quem é mas ela diz assim " nada é tão bom que não possa melharado", portanto parabéns ao garoto que teve consiencia de buscar na natureza o aperfeiçoamento de um projeto que buscar proteger a própria natureza e trazer grande retorno ao homem.

  • Mari Ramos
    2011-08-21T01:28:21

    Imagine painéis solares dispostos verticalmente em forma de um v invertido (^), com um rotor que giraria e os colocaria sempre em direção ao sol, isso já deve existir com certeza, teria uma eficiência muito maior, tanto operacional como construtiva. Como feira de ciências na escola, nota 10 pro garoto que só tem 13 anos.

  • Rafael Camargo
    2011-08-21T00:39:23

    Esperto o menino, gênio é demais!

  • Mari Ramos
    2011-08-21T00:21:43

    Não tirando os méritos do menino, não vejo isso como uma invenção, nada mais é que uma derivação do que ja existe. Pela lógica a captação solar por painéis horizontais me parece o melhor custo-benefício.

  • FRANCISCO SANTOS
    2011-08-20T23:26:07

    Lucas, se é tão fácil e óbvio, por que vc não inventou ? Êta dor de cotovelo!!!

  • FRANCISCO SANTOS
    2011-08-20T23:24:08

    Lucas Bernardi. Sé é tão fácil e óbvio, por que vc não inventou ? Êta dor de Cotovelo!!!

  • Antonio Mazucato
    2011-08-20T23:16:35

    Novidade absoluta não é , apenas uma forma derivação como acontece em tudo ,se somarmos os 15 pequenos paineis interligados , comparar com um painel solar horizontal vai ver acumula a mesma quantidade de energia no mesmo espaço de tempo oque vale aí é a criatividade de mudar a aparencia , mas merece elogios pela iniciativa .