11/08/2011 11h09 - Atualizado em 11/08/2011 11h09

Cientistas descobrem novos meios de gravar dados em discos rígidos

Dorly Neto
por
Para o TechTudo
Disco magnético. (Foto: Divulgação)Disco magnético. (Foto: Divulgação)

Cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, mais precisamente do Instituto Catalão de Nanotecnologia, descobriram uma forma inovadora de armazenar dados em discos rígidos.

Esta tecnologia tornava-se cada vez mais obsoleta por não superar suas próprias limitações de armazenamento e ter de concorrer com dispositivos externos e HD na nuvem. Porém, a equipe do cientista Mihai Miron garante que a nova técnica, de armazenar dados no disco magnético, é mais eficiente, por ser mais rápida e consumir menos energia.

A técnica atualmente utilizada trata-se de escrita magnética. No método tradicional, os campos magnéticos são preenchidos por dados através de bobinas, que possuem limitações técnicas, principalmente no que diz respeito à eficiência energética. Com a nova tecnologia, a necessidade de um campo magnético para armazenar os dados torna-se desnecessária.

É preciso apenas uma corrente elétrica que atue de forma paralela ao plano do bit magnético, fazendo o armazenamento da mesma forma como anteriormente, mas economizando energia de produção (os HDs ficariam mais baratos) e eletricidade, o que aumenta, consequentemente, a velocidade.

Os cientistas chegaram à descoberta colocando interfaces assimétricas na parte superior e inferior da camada magnética do disco rígido, induzindo um campo elétrico ao longo de todo o material.

A tecnologia funciona também em memórias RAM magnéticas, conhecidas como MRAM, que retém os dados mesmo após o desligamento da energia corrente no aparelho. Assim, na hora de fazer um boot na memória MRAM será possível iniciar qualquer aparelho de forma muito mais rápida, pois os dados de inicialização já ficariam pré-programados.

Ainda não há previsão para a nova tecnologia ser usada em discos rígidos convencionais no mercado. Devemos esperar as fabricantes comprarem a ideia e produzirem novos HDs.

Via: Azonano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares