04/08/2011 16h38 - Atualizado em 04/08/2011 16h38

Conceito de uma lixeira antiformigas

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Diariamente deixamos sobras e alguns resíduos de alimentos na nossa casa ou em qualquer outro lugar em que comemos. O problema é que, na maioria das vezes, é inevitável que insetos como formigas e baratas tenham acesso a lixeira, mesmo quando os resíduos dos alimentos estão devidamente descartados e dentro da lata de lixo.

Lixeira conceito (Foto: Divulgação)Lixeira conceito (Foto: Divulgação)

Isso não só afeta o nosso senso de higiene, como também pode causar doenças e desconforto para os moradores. Isso acontece porque as latas de lixo tradicionais não podem prevenir de forma eficaz esses indesejados visitantes.

Por causa disso, o designer Shu-Hsuan Chang criou o conceito de uma lixeira à prova de formigas e alguns outros insetos. A ideia é que, no futuro, esse item se torne um produto essencial para as famílias e pessoas que trabalham em ambientes públicos, tais como restaurantes.

O conceito, na verdade, é bem simples: ela usa um conjunto de fitas adesivas descartáveis na parte inferior da lata. A ideia é que os insetos que tentarem acessar a lixeira prendam as suas patas na fita adesiva. O interessante é que os usuários poderão trocar essa fita adesiva quando elas estiverem cheias de insetos presos e, dessa forma, será possível manter o ambiente sempre limpo e eliminar a necessidade do uso de pesticidas.

É incrível como o designer pensou em todos os detalhes. Com o objetivo de dificultar ainda mais a entrada de formigas, ele criou uma base mais ampla para evitar que elas acessem as entradas pela parede.

Por se tratar apenas de um conceito, essa lixeira não tem previsão de lançamento. No entanto, gostaríamos de saber o que você acharia de ter uma dessas na sua casa. Deixe sua opinião nos comentários.

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Galdino Assis
    2011-08-05T08:52:02

    Embora não tenha certeza que o projeto venha a dar os resultados esperados, acho interessantissima a ideia. Dou todo o apoio a tudo que apresente soluções ecologicamente corretas.

  • ÁLLAN MARCENES
    2011-08-04T22:47:18

    Gostei, porém concordo com o comentário abaixo.

  • José Fernandes
    2011-08-04T21:57:17

    Seria mais válido criar algo semelhante a um bebedouro para frango com água ao seu redor evitando a subida das formigas e facilitando a reposição.

  • Marcos Flores
    2011-08-04T21:35:07

    tchê, as formigas são inteligentes, logo gruda uma, depois outra, outra e ta feita uma ponte, básico.....

  • Willian Silva
    2011-08-04T21:05:08

    Não sei aonde estaria ecologicamente incorreto. Não existe função das formigas em comer lixo em cozinha. Assim como qualquer outro tipo de animal. Isso pq cozinha não é habitat natural de nenhum ser. Nem provoca extinção de nenhum ser. Logo, esse tipo de lixeira é saudável para o ser humano e jamais provoca qualquer tipo de desenquilíbrio ecológico.

  • JOAO CORDEIRO
    2011-08-04T20:29:55

    Ecologicamente incorreto. Apesar das formigas poderem transmitir doenças ou sujeiras pelas patas, elas têm sua função no eco-sistema. Quanto às baratas, bem, esse é um caso à parte. Agora, imagine trocar a fita com umas 10 baratas grudadas nela ... nojeto. Ele poderia criar um sistema com uma leve corrente elétrica na base que afastaria os insetos. Mais prático, mais limpo, mais eficiente. A idéia dele é boa, só precisa ser aperfeiçoada.

  • Luan Nunes
    2011-08-04T20:12:08

    mas a fita acaba um dia o que eu faço????

  • Marcos Domingos
    2011-08-04T18:30:18

    Interessante!