04/08/2011 09h10 - Atualizado em 04/08/2011 09h10

Empresa promete gráficos com "detalhes ilimitados"

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Revelada no ano passado, a empresa Euclideon, de Brisbane, Austrália, mostrou esta semana um novo vídeo do seu motor gráfico para games, mostrando o progresso feito. A tecnologia é realmente impressionante. Um zoom no logotipo da desenvolvedora mostra que é feita de 1km² de árvores, rochas e ruínas antigas. Chegando ao chão, podemos ver que não é uma textura, mas sim grãos de terra individuais! De acordo com o vídeo, a imagem foi criada com 21.062.352.435.000 polígonos (!), rodando a 20 frames por segundo. 

Gráficos produzidos pela Euclideon (Foto: Divulgação)Gráficos produzidos pela Euclideon (Foto: Divulgação)

Seu funcionamento, por outro lado, não é claro. O CEO da Euclideon, Robert Dell, conta que as formas poligonais foram convertidas em dados de uma nuvem de pontos (conjunto de vértices em um sistema de coordenadas tridimensionais), e que em vez de usar polígonos, o motor constrói os gráficos a partir de “pequenos átomos 3D”, um processo que custava muito poder de processamento, mas que agora – segundo ele – é capaz de rodar quantidades ilimitadas destes “átomos” em tempo real. 

“Se o que dissemos é verdade, então este é o maior avanço desde a criação de gráficos 3D”, afirma Dell, que completa alegando que as empresas que trabalham com gráficos em tempo real estão atualmente aumentando sua contagem de polígonos nos games em cerca de 25% ao ano. “Se alguma destas grandes companhias conseguisse processar dez vezes mais polígonos que os seus concorrentes, seria uma ótima notícia. Mas nós não aumentamos a contagem geométrica em dez, cem, ou mil vezes. Aumentamos tanto até agora que abandonamos totalmente os polígonos e usamos pequenos átomos, e os rodamos em quantidades ilimitadas.” 

Fundada no ano passado, a empresa espera atrair investidores com o vídeo abaixo, e Dell afirma que nos próximos meses irá lançar um kit de desenvolvimento de software para desenvolvedoras, mas não pense que veremos esta tecnologia tão cedo. A mudança do paradigma da tecnologia de polígonos não acontecerá da noite para o dia, e pode demorar vários anos até que outras empresas adotem o formato e nossos computadores e consoles sejam capazes de processar estes gráficos. 

Até lá, fique com o vídeo abaixo e se impressione com o que esta tecnologia é capaz de fazer. 

 
Via GamePro
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares