Jogos de ação

23/08/2011 12h34 - Atualizado em 23/08/2011 12h34

Engine gratuita de Crysis 2 é baixada 100 mil vezes em 5 dias

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Programadores amadores muitas vezes têm que se virar com ferramentas gráficas gratuitas que nem sempre oferecem boa performance, mas esses dias acabaram. A Crytek anunciou durante a Gamescom que disponibilizaria uma versão gratuita da CryEngine 3, a mesma por trás do jogo Crysis 2. Desde então ela foi baixada cem mil vezes nos últimos cinco dias. 

Engine gratuita de Crysis 2 é baixada 100 mil vezes em 5 dias (Foto: Destructoid)Engine gratuita de Crysis 2 é baixada 100 mil vezes em 5 dias (Foto: Destructoid)

A CryEngine 3 é uma das tecnologias gráficas mais avançadas disponíveis atualmente, com um garoto propaganda pra ninguém botar defeito, Crysis 2. No entanto, seu foco extremo em gráficos muito realistas que exijam um computador muito potente, pode não ser uma vantagem para o público que ela está visando.

Ferramentas como a Unreal Engine 3 da Epic Games se focam em ser mais acessíveis, tanto graficamente quanto para o uso dos programadores, enquanto outras como a Source da Valve, oferecem boa física com gráficos mais modestos, sem pedir muito processamento, podendo criar assim estruturas complexas que respondem à física sem perda de performance.

Há ainda mais um empecilho. Por se tratar de uma versão gratuita da CryEngine, há algumas limitações. A mais séria delas é a obrigatoriedade de uso não comercial. Isso significa que ela apenas pode ser usada para criar jogos que serão distribuídos de graça. 

Não que seja de todo mal, pois se realmente surgir algo muito interessante com ela, como Counter-Strike foi para Half-Life, a Crytek com certeza vai ficar sabendo e poderá investir no jogo. Se o próprio Crysis original já recebia um bocado de modificações, será divertido ver o que os programadores farão com acesso direto à engine. 

Via Destructoid

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares