04/08/2011 15h34 - Atualizado em 04/08/2011 15h35

Etiqueta com identificação por frequências de rádio facilitará pagamento em estacionamentos

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Inconvenientes em relação ao pagamento de tíquetes de estacionamento parecem uma espécie em constante multiplicação. Pode-se ter a saída atrasada, ou até mesmo negada, se o motorista não souber onde fazer o pagamento, perder o cartão ou o caixa não possuir troco suficiente. Pensando em automatizar essa atividade, engenheiros do Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, Alemanha, desenvolveram uma inteligente e discreta solução, o VIATAG.

  •  
Local recomendado para fixação do VIATAG (Foto: Divulgação)Local recomendado para fixação do VIATAG (Foto: Divulgação)

O VIATAG é uma etiqueta equipada com tecnologia RFID (radio-frequency identification) e que deverá ser colada no para-brisas do automóvel , possibilitando aos passageiros trânsito sem importunos por todos os estacionamentos e locais que aderirem ao sistema.

Funcionamento e tecnologia

Com seu monitoramento via frequência de rádio, cada vez que o veículo passar por um local que “aceite” VIATAG e cuja permanência seja paga, o valor será debitado em uma conta on line específica do motorista ou empresa credenciada. A etiqueta que promove essa interface é confeccionada com um chip RFID autoadesivo, de pequeno porte, que também pretende manter a visibilidade do motorista em relação à pista inalterada. Sua disposição (sugerida) deverá feita no vidro frontal do veículo, em sua porção superior, o que garantirá também boa comunicação entre ela e os sensores de registro do VIATAG dispostos nos locais.

O uso deste selo lembra bastante o utilizado em alguns lugares do Brasil no meio da década de noventa, que permitiam, por exemplo, que motoristas transitassem livremente pela ponte Rio-Niterói se possuíssem o selo referente ao mês em curso. Claramente, a etiqueta desenvolvida pela equipe de engenharia possui maiores vantagens, como o uso de rádio comunicação e internet, estando em total sintonia com nosso tempo.

O VIATAG encontra-se em uso nas cidades alemãs de Essen, Duisburg e Munique; e, de acordo com a boa receptividade deste invento, em breve estará no próximo estacionamento em que você entrar.

Via Über Gizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares