Video game

01/08/2011 19h29 - Atualizado em 11/08/2011 15h37

Executivos e acionistas da Nintendo perdem dinheiro com 3DS

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

As coisas realmente não estão fáceis para a Nintendo. Em um reunião com acionistas em Tóquio, o presidente da empresa, Satoru Iwata explicou a decisão sobre a queda de preço do 3DS, respondendo perguntas. Em um release oficial detalhando da reunião, Iwata afirma que a redução do preço ajudará o varejo a se planejar para as vendas de fim de ano, assim como motivar as desenvolvedoras a manter o apoio ao portátil. Iwata reiterou mais uma vez a importância dos jogos, já que houveram alguns cancelamentos, como Mega Man Legends 3 e até Assassin’s Creed.

Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Iwata se considera pessoalmente responsável pelo desempenho muito abaixo do esperado pelo 3DS, e por isso sofrerá um corte no seu salário. “Entre os cortes de salários fixos, levarei 50%. Outros diretores representativos terão cortes de 30% e outros executivos, até 20%”, disse Iwata. Como referência, o salário de Iwata é equivalente a cerca de US$ 2 milhões. Shigeru Miyamoto recebe por volta de US$ 1,2 milhão. Uma das maiores perdas foi do ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauch, que possui 10% das ações e perdeu mais de 300 milhões de dólares (!) em um dia.

A Nintendo declarou que perdeu a oportunidade de cortar preços na época do Gamecube, e isto foi mais uma influência na apressada redução no preço do 3DS. Segundo a empresa, a proposta do portátil é oferecer uma experiência que telefones celulares não podem. Iwata admitiu que o 3DS não terá lucro com o preço reduzido, mas garante que a relação com os custos diminuirá com o aumento das vendas.

A Nintendo também irá buscar expandir sua distribuição digital, e a empresa afirma que está fazendo esta transição através de tentativa-e-erro, motivo pelo qual o 3DS e o futuro Wii U terão grande ênfase em conteúdo via download.

Este segundo semestre será fundamental para o futuro da Nintendo. O primeiro natal do 3DS se aproxima é há uma interessante lista de lançamentos. Fiquem ligados.

Via Edge e IGN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares