05/08/2011 19h15 - Atualizado em 05/08/2011 19h15

Fabricante lança primeiro SSD de 1,6 TB que lê dados a 1000 MBps

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Enquanto a maioria dos consumidores tem que se contentar com unidades SSD de 256 ou 512 GB, por causa do seu preço extremamente alto, uma fabricante percebeu que empresas criadoras de servidores podem gastar mais e decidiu anunciar drives SSD com elas em mente. Foi o que fez a Smart, que anunciou essa semana o Optimus SSD, a primeiro unidade do tipo a ter 1,6 Terabytes de espaço.

Optimus SSD (Foto: Divulgação)Optimus SSD (Foto: Divulgação)

Mas, como já disse no começo do texto, esse tipo de unidade SSD está voltada para empresas. Por isso mesmo ele conta com velocidades de leitura de até 1000 MBp/s e até 500 MBps de escrita, também as maiores do mercado. Há uma certa controvérsia aqui porque o padrão de interface SCSI usado no drive só permite no máximo até 750 MBp/s, mas a Smart garante que ele faz mais que isso.

Junto com o drive Optimus, a Smart também incluiu sua chamada Guardian Technology. Essa tecnologia é um conjunto de outras três invenções da empresa que servem para extender a vida da unidade SSD, já que esse tipo de drive está mais propenso a falhas já conhecidas por usar armazenamento em memória flash. Por causa dela a fabricante garante que drivers assim vão sobreviver bem mais do que os 5 anos de garantia dados.

A empresa não diz quando eles estarão disponíveis, mas fabricantes interessadas em testar unidades com seus equipamentos poderão receber unidades de teste já em setembro. Também não há uma estimativa de preço ao menos por enquanto.

Via: TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Cabral
    2011-08-05T23:47:45

    Mandou bem.. Agora vende pra apple pra começar a valer a pena comprar o tal do Mac air