11/08/2011 17h25 - Atualizado em 12/08/2011 10h15

Falcon HTV-2, o avião hipersônico da DARPA pode fazer a viagem de Nova York a Los Angeles em 12 minutos

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

As atenções estão voltadas para a Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia. Hoje (11/08), o avião militar não tripulado Falcon HTV-2 está programado para se lançar ao espaço, e realizar um voo em velocidade hipersônica, sendo esse o seu teste mais crítico, desde o início do projeto.

Falcon HTV-2 (Foto: Divulgação)Falcon HTV-2 (Foto: Divulgação)

O avião mede apenas 37m de comprimento, e pode alcançar a velocidade aproximada de 16.700 milhas por hora (ou seja, Mach 22). Para se ter uma ideia do quão rápido isso pode ser, na teoria, o Falcon HTV-2 pode fazer um voo de Nova York a Los Angeles em apenas 12 minutos. Para ampliar essa comparação, com o Falcon HTV-2, você poderia chegar a qualquer lugar do planeta em menos de uma hora.

A ideia poderia revolucionar todo o sistema de aviação de guerra como conhecemos, mas enfrenta uma significativa barreira: a transição da teoria para a prática. Durante o primeiro teste de voo realizado em abril, a nave durou apenas nove minutos antes de deixar de funcionar, por causa de falhas técnicas. Com uma velocidade tão alta, é necessária uma estrutura muito eficiente para proteger os seus componentes internos.

A DARPA, que é quem desenvolveu o projeto do Falcon HTV-2, ainda não sabe o que deu errado no primeiro teste, embora eles especulem que a nave pode ter simplesmente superaquecido. Dessa vez, os engenheiros ajustaram o centro de gravidade do pequeno avião, e o seu ângulo de descendente, na esperança que o sua criação tenha uma melhor performance.

Para a realização do voo, ele será lançado de um foguete, o Minotaur IV. Se o teste for bem sucedido, ele pode ajudar no desenvolvimento de projetos semelhantes que o Pentágono está empenhado, para criar mecanismos de combater ao terrorismo. Abaixo, um vídeo de demonstração do projeto.


Via Engadget

Atualização: Após o seu segundo teste, a Agência de Pesquisas de Projetos Avançados em Defesa americana (Darpa) perdeu o contato com o avião militar hipersônico, na manhã desta quinta-feira (11). Leia mais sobre isso no site de O Globo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Attila Justo
    2011-08-13T20:22:44

    quero ver o ninja pra controla esse brinquedo , nem o neo com um super joystick pra manter esse bixo ae em linha reta ,a 27 MIL K/H que tipo de reflexo vai fazer ele desviar de outras aeronaves..predios..montanhas ! é muito miticoooooooo meu jovem

  • Luciano Monteiro
    2011-08-12T17:39:38

    Vocês são loucos??? Essa tecnologia é para fazer Guerra... O engraçado é que eles(EUA) estão encarando uma crise economica, sem dinheiro para pagar dívidas, porém, para criar essas porcarias de guerra a verba aparece instantaneamente...

  • Gustavo Ats
    2011-08-12T14:33:07

    O que adianta um avião rápido pra caramba, se quando chega no aeroporto tem afilas de embarque e panz.l (eu sei, ok?)

  • Luciano Daluz
    2011-08-12T13:37:21

    Fala sério! Vc diz que os caras não sabem o que deu errado no primeiro teste e vão fazer outro ? Cara, tu acha mesmo que iriam fazer outro teste sem saber?

  • Christiano Max
    2011-08-12T09:11:37

    Já está passando da hora de desenvolvermos aeronaves pequenas, leves e com estabilidade gravitacional como as que vemos em filmes de ficção, deixando assim as estradas somente para caminhoes e aposentando os aviões atuais que ja são ultrapassados para a tecnologia que já dominamos. Posso fazer isto, alguém quer investir?

  • Samuel Silva
    2011-08-11T20:00:35

    não é para transporte ,é uma arma de guerra