Plataformas online

14/08/2011 08h56 - Atualizado em 14/08/2011 13h04

Games para jogar com os pais

Ingo Müller
por
Para o TechTudo

Seu pai acha que você passa muito tempo jogando videogames? Reclama que este hobby é “perda de tempo” e não entende como um console pode prender tanto a sua atenção? Que tal se, em vez de discutir com ele, você abrir um canal de diálogo, mostrando que jogos são uma forma sadia de diversão?

Aproveitando que neste domingo é comemorado o Dia dos Pais, o TechTudo preparou um especial com várias sugestões de games para jogar em família, com opções para vários tipos de pais diferentes. Confira nossas dicas e aproveite para passar um domingo divertido, detonando ao lado do seu pai – quem sabe ele não pega gosto pela coisa, e vira um parceiro de jogatina?

"Pai noob"

Se o seu pai nunca pegou num joystick, não vai ser do dia para a noite que ele vai aprender a jogar videogame. Por isso, a melhor alternativa é apostar em jogos intuitivos, que não utilizem controles convencionais e combinações de botões complicadas – tentar explicar a função de cada um dos comandos dos jogos da nova geração pode ser demais para quem não está acostumado com videogames. Assim sendo, o ideal é apostar em games casuais, que o seu pai possa controlar com o próprio corpo.

O console da Nintendo é um prato cheio para este tipo de público: Wii Sports e Wii Sports Resort são diversão garantida para pais e filhos. No Xbox 360, o sensor de movimentos Kinect também permite lazer em família, mas exige um investimento maior do que no Wii por ser um periférico caro. Já o console da Sony é mal servido de jogos casuais, mas com um par de controles PS Move você e o seu pai podem se divertir com Sport Champion, uma espécie de Wii Sports para o videogame da Sony.

Wii Sports (Foto: Divulgação)Wii Sports (Foto: Divulgação)

"Pai saúde"

Muitos pais consideram o videogame o grande vilão na saúde dos filhos, por incitar o sedentarismo graças a horas de jogatina inerte. Se esta situação também acontece na sua família, você pode aproveitar para mostrar que os jogos também podem ser aliados na luta contra a balança: games como Wii Fit ensinam uma série de exercícios para melhorar o condicionamento físico do jogador. Além deste, a Ubisoft também tem a aclamada série Your Shape, que tem versões para Wii (utilizando uma câmera desenvolvida pelo fabricante) e Xbox 360, com o auxilio do Kinect.

Caso o seu pai ache essa coisa de academia de ginástica virtual meio sem graça, a última cartada pode ser UFC Trainer, game da THQ que ensina os movimentos das estrelas das artes marciais como uma forma de melhorar o condicionamento físico, a resistência e a capacidade cardio respiratória.

Claro que todos estes games não substituem programas elaborados por profissionais qualificados e praticados em locais adequados, mas podem ajudar a desmitificar a imagem do jogador preguiçoso que muitas pessoas desinformadas têm a respeito dos gamers.

UFC Personal Trainer (Foto: Divulgação)UFC Personal Trainer (Foto: Divulgação)

"Pai Rock’n’Roll"

Para os pais que tem coleções de vinis e se orgulham de terem visto as grandes bandas do rock quando elas ainda eram desconhecidas, os games musicais são uma boa opção. Felizmente, existe uma boa quantidade de jogos deste tipo no mercado, e as principais franquias de jogos de ritmo têm versões para todos os consoles da nova geração, e até mesmo para o Playstation 2, que ainda está presente em muitos lares do Brasil: as séries Guitar Hero e Rock Band, que são vendidas com réplicas de instrumentos reais, feitos de plástico, permitem que qualquer músico de sofá se sinta um Hendrix. Os pacotes mais caros incluem, além das guitarras, bateria e microfone, possibilitando a formação de uma banda de garagem no conforto da sua sala de estar.

Existem ainda versões especiais destes jogos, abordando a carreira de grandes bandas do cenário internacional, como Aerosmith e Metallica. Destas edições especiais, o destaque é para Beatles Rock Band, que aborda todas as fases e albuns do quarteto de Liverpool – banda favorita de 9 entre 10 pais que cresceram entre as décadas de 60 e 70.

The Beatles Rock Band (Foto: Divulgação)The Beatles Rock Band (Foto: Divulgação)

"Pai retrô"

Caso o seu pai tenha tido um Atari, Odyssey, MSX ou similar na adolescência, mas hoje em dia não chegue perto dos consoles mais novos por serem “complicados demais”, você terá que reapresentar para ele a alegria de jogar videogame – porque na certa ele curtiu no passado, mas algum evento (o seu nascimento, talvez?) fez com que ele se desligasse da industria de jogos eletrônicos e parasse de acompanhar os últimos lançamentos.

Se este for o caso, não tente mostrar para o velho tudo o que ele perdeu nos últimos 10 ou 20 anos de uma vez – a indústria mudou tanto que as novidades podem dar um nó na cabeça dele. Em vez disso, tente fazer ele se sentir à vontade com jogos que despertem nele uma sensação de nostalgia, e que permitam que ele vá se familiarizando aos poucos com as tecnologias de hoje.

E existem várias formas de proporcionar esta reaproximação: o Wii possui o serviço de Virtual Console, que permite o download de games clássicos, permitindo que o pai retrô mate as saudades. A PSN e a Live também possuem jogos simples e viciantes, que lembram os games de antigamente – existem até releituras de clássicos, como Space Invaders Extreme, uma versão exagerada dos invasores do espaço tradicionais, e Bionic Commando Rearmed, que mostra as novas aventuras do soldado Spencer.

Bionic Commando Rearmed (Foto: Divulgação)Bionic Commando Rearmed (Foto: Divulgação)

"Pai Futebol Clube"

Caso o seu pai não perca um jogo do Brasileirão, fique completamente enloquecido em época de Copa do Mundo e assista até mesmo a jogos bizarros como Samoa Americana x Djibouti, você pode utilizar a paixão dele pela bola para mostrar que os gramados virtuais são mais verdes: a série Pro Evolution Soccer, que possui até narração em português, vai fazer ele se sentir craque do esporte virtual. Caso ele curta realismo, vale a pena pegar um game da série Fifa, que possui a melhor física dos games de esporte desta geração de consoles. Com estes games, a final da Copa pode acontecer todo dia, na sala da sua casa.

Fifa 11 (Foto: Divulgação)Fifa 11 (Foto: Divulgação)

"Pai cinéfilo"

Se o seu pai tem coleções de DVDs, toda a filmografia do Scorcese e cita diálogos de Tarantino de cabeça, seu trabalho será mostrar para ele que games podem ter tanta profundidade quanto a sétima arte. Felizmente, existem bons títulos com enredos dignos de oscar de melhor filme: O Playstation 3 tem a obra prima Heavy Rain, cuja temática adulta e jogabilidade simples certamente vão agradar este tipo de jogador.

Além de Heavy Rain, outro bom título é o recente LA Noire, um drama criminal que prende a atenção do jogador enquanto ele resolve os mistérios da cidade dos anjos. Para completar, existem várias adaptações de franquias cinematográficas – como De volta para o Futuro – para agradar aos fãs de cinema que resolvem pegar no joystick.

Heavy Rain (Foto: Divulgação)Heavy Rain (Foto: Divulgação)

"Pai CDF"

Na maioria dos lares brasileiros, a primeira nota baixa na escola costuma ser o sinal para o videogame ficar desligado por tempo indeterminado, já que, para muitos pais, videogames são apenas uma perda de tempo, que não combinam com conhecimento e aprendizado. Prove para o seu pai que ele está errado mostrando que existem games tão divertidos quanto educativos.

Um bom exemplo é a série Civilization, do aclamado Game Designer Sid Meier: no papel de algum grande líder da humanidade (como Napoleão, Cleópatra e Ghandi), o jogador precisa evoluir a cultura, ciência e finanças de sua civilização para poder conseguir a supremacia no planeta.

Outro bom exemplo é a série Dynasty Warriors, da Koei, que conta de forma épica o processo de formação da China no ano 200, recriando batalhas reais e figuras históricas. Baseado no famoso Romance dos três reinos, o game pode mostrar ao seu pai como jogos podem despertar o interesse pela história antiga e literatura.

Até mesmo a ação desenfreada dos tiroteios de Call of Duty pode ensinar um bocado: seu quinto título, World at War, mostra a luta dos soldados aliados no teatro do Pacífico durante a segunda guerra mundial com um realismo tremendo. Mostre o jogo para o seu pai, explique como os recursos gráficos do game ilustram com perfeição aquilo que você aprende na aula de história e ele pode passar a considerar umas partidas como atividade complementar da escola.

Mas não se esqueça: não adianta argumentar que o videogame desperta interesse pelo estudo se as suas notas continuarem caíndo. É bom deixar o joystick de lado e pegar nos livros, pelo menos para não se complicar com os estudos.

Civilization Revolution (Foto: Divulgação)Civilization Revolution (Foto: Divulgação)

"Pai Hardcore"

Caso o seu pai já seja maníaco por videogames, você não precisa se esforçar para passar o dia dos pais jogando com ele – na verdade, seu maior trabalho será fazê-lo largar do joystick! Procurem jogos competitivos, como os tiroteios de Call of Duty, estudem o metagame, desenvolvam estratégias novas e montem um time forte para ownar os noobs da net – afinal, família que joga unida, permanece unida!

Call of Duty Black Ops (Foto: Divulgação)Call of Duty Black Ops (Foto: Divulgação)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Constantino
    2011-09-16T09:07:50

    Civilization Revolution é excepcional, mas NÃO para jogar com o pai! O jogo é individual, e com certeza você ou ele não vai abrir mão de seu turno quando o jogo começa a se desenvolver... A não ser que você, ou seu pai, goste de assistir. CIVILIZATION precisa ser mais valorizado no PS3, pq não criar um CIVILIZATION 2 ou outra versão nova, né?

  • Ingo Müller
    2011-08-15T15:51:33

    Só vale fazer uma ressalva, galera: nada de pegarp esado com o pai, hein! Deixa ele escolher o Barcelona enquanto você fica com um time da terceira divisão. Tem que dar uma chance, hein!

  • Marcos Cruz
    2011-08-15T10:02:59

    Com certeza não recomendo os jogos de esporte, pois os lançamentos da nova temporada estão muito próximos, vale mais apena esperar as versões 2012. Por agora ficaria com Rockband, Call of Duty e a série Gears of War (para jogar junto com seu pai)!

  • Cristian Alves
    2011-08-15T09:20:27

    O Melhor É o Pes

  • Gustavo Henrique
    2011-08-15T08:32:31

    PES com Certeza é o Melhor.

  • Rafael Silva
    2011-08-14T20:42:20

    O PES 2011 E O MELHOR Q TEM NA MINHA OPINIAO

  • Carlos Moncao
    2011-08-14T19:23:40

    Essa foto do Heavy Rain está animal. Aliás, o jogo é excelente.

  • Leonardo Prudente
    2011-08-14T11:42:54

    TENHO E RECOMENDO PARA QUEM GOSTA DE JOGAR E SE DIVERTIR MUITO: BLACK OPS E PES 2011!!!