Sistemas Operacionais

03/08/2011 18h51 - Atualizado em 03/08/2011 18h51

Google diz que guerra de patentes prejudica Android

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Em um post no blog oficial do Google a empresa declarou hoje exatamente o que acha da guerra de patentes que está sendo travada contra seu sistema operacional móvel, o Android. Em abril o Google ofereceu cerca de 1 bilhão de dólares por patentes da Nortel que estavam relacionadas ao sistema, mas em julho um consórcio criado da união da Apple e Microsoft (e demais empresas) acabou ganhando a disputa por 4,5 bilhões de dólares.

Android (Foto: Divulgação)Android (Foto: Divulgação)

Dentre outras coisas, David Drummond, vice-presidente e diretor do setor legal do Google, diz que essas disputas de patentes são algo que vão contra ao princípio da indústria, que deveria inovar ao invés de tentar coibir a inovação por meio da concorrência. Ele diz que em alguns casos o valor das licenças de patente chega a exceder demais o que elas realmente valem.

Explicitamente, Drummond cita o caso do suposto acordo da Microsoft com a Samsung, em que a fabricante coreana de celulares teria concordado em pagar 15 dólares por aparelho Android vendido.

A compra das patentes da Nortel pela Apple e Microsoft ainda precisa ser aprovada por entidades regulatórias canadenses e isso dá esperança ao Google. “Ao menos que nos ajamos agora, consumidores podem ver um aumento de custo para dispositivos Android e, assim, ter menos escolha para qual vai ser seu próximo celular” conclui Drummond.

Via Google Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares