O Google está um pouco mais argentino nesta quarta-feira. Em mais uma de suas tradicionais homenagens, conhecidas como Doodles, o site de buscas faz referência a um dos maiores artistas daquele país em todos os tempos: Jorge Luis Borges, escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta, que completaria 112 anos de vida neste dia 24 de agosto de 2011.

Por isso, a logomarca do Google ao acessar seu site de buscas está recheada de detalhes surrealistas, marca bastante presente nas obras de Jorge Luis. Nascido em 1899, Borges se mudou para a Suíça ainda jovem, em 1914. Foi na Europa em que ele estudou e adquiriu conhecimento antes de voltar à Argentina, sete anos depois, em 1921.
Já de volta à sua terra, passou a publicar suas primeiras obras, todas com tendências do Surrealismo, movimento artístico e literário que surgiu em Paris nos anos 20 e que tem como principal característica a ênfase na imaginação do autor, mesmo que inconsciente, nos atos artísticos.
Em 1955, Borges se tornou diretor da Biblioteca Nacional Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em paralelo a isso, seus trabalhos já passavam a ser traduzidos e admirados internacionalmente. Prova disso foi que ele recebeu o Prêmio Formentor, em 1961. Morreu aos 86 anos, em 1986, deixando um legado de obras como A Biblioteca de Babel, O Jardim de Veredas que se Bifurcam e Pierre Menard, autor do Quixote.