Internet

10/08/2011 16h01 - Atualizado em 11/11/2011 16h43

Grupo hacker Anonymous planeja destruir o Facebook em 5 de novembro

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Membros do grupo hacker Anonymous anunciaram hoje (10) sua iniciativa de ataque à rede social Facebook. Agendada para o dia 5 de novembro, a ofensiva é motivada, conforme alegam seus integrantes, pela “ausência de escolha em relação à privacidade” vigente na rede de Mark Zuckerberg, e contra a suposta política de venda de informações sigilosas disponíveis no Facebook a governos mundiais. A mobilização teve sua autoria inicial e parcial confirmada nesta madrugada pela conta oficial do grupo no Twitter, na qual membros frisaram a não adesão completa do corpo hacking do Anonymous.

Grupo Anonymous em protesto contra a Igreja de Cientologia, em Hollywood (Foto: Divulgação)Grupo Anonymous (Foto: Divulgação)

Quem são?

O Anonymous é um grupo de hacking que fez fama este ano por estar envolvido em diversas invasões a sites governamentais, de empresas de cartões de crédito à rede PSN (Playstation Network) da Sony. Além de chegarem ao cerne desses sítios, muitas vezes dados e informações sigilosas foram divulgadas on line, o que acarretou uma série de problemas às instituições vitimadas e, claro, moveu diversos holofotes na direção do chamado “hacktivism” praticado pelo Anonymous.

5 de novembro e motivações extras

Símbolo do grupo de hacking Anonymous (Foto: Reprodução)Símbolo do grupo Anonymous (Foto: Reprodução)

O grupo, cujos membros fazem aparições públicas usando a típica máscara do personagem anarquista dos quadrinhos e filme V de Vingança, Guy Fawkes, escolheu o dia 5 de novembro por ser a data do grande ataque visto nessa série. Uma motivação extra, contudo, seria a criação de uma rede social feita pelo Anonymous, chamada AnonPlus, onde a privacidade de seus membros seria total e retaliações não teriam lugar, bastante diferente do que advogam haver hoje no Facebook. Essa rede aparentemente ganhou força quando a conta do grupo no Google+, denominada Your Anon News foi apagada sem maiores satisfações.

O Facebook ainda não emitiu nenhum comunicado a respeito da ameaça, e já há uma mensagem oficial do Anonymous publicada em seu canal do YouTube:


Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Silva
    2011-09-01T14:02:43

    Por favor gente o que é isso? "O grupo, cujos membros fazem aparições públicas usando a típica máscara do personagem anarquista dos quadrinhos e filme V de Vingança, Guy Fawkes, escolheu o dia 5 de novembro por ser a data do grande ataque visto nessa série." Guy Fawkes existiu e foi baseada na história dele que foi feita a HQ... Segue o link da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guy_Fawkes

  • Adriana Buzzacchi
    2011-09-01T10:18:53

    Nossa, que matéria mais mal pesquisada! Se vocês da Globo realmente querem saber quem são os Anonymous, qual a sua causa e seus métodos, por que não acessam o www.whatis-theplan.org? Eles não são um "grupo hacker" e essa operação Facebook é fake. Os próprios Anons anunciaram que a operação facebook é mentira em seu twitter. Antes de postarem mentiras deslavadas e matérias sensacionalistas mal pesquisadas, ACHEM a fonte antes.