Internet

30/08/2011 12h11 - Atualizado em 30/08/2011 14h08

Homem é investigado por publicar foto com uma criança morta no Facebook

Bernardo Cury
por
Da redação

Uma foto no Facebook iniciou uma investigação pela polícia sul-africana. Nela, aparentemente, um um homem com um rifle posa para uma fotografia perto de uma criança morta. A unidade da polícia de combate ao crime conhecida como Hawks  está pedindo ao público para identificar o homem para auxiliar o caso.

A foto está no perfil de um usuário chamado "Eugene Terrorblanche", uma alusão com o nome do líder assassinado do Movimento de Resistência Africâner. Desde domingo, "Terrorblanche" tinha 590 pessoas como amigas na rede social.

Este usuário do Facebook, que tem poucos detalhes pessoais em seu perfil, alega ter frequentado uma escola em Krugersdorp, uma cidade na Àfrica do Sul, e se denominou como "trabalhador autônomo". "Terrorblanche" anteriormente usava o nome "Wit AWB Wolf" e vendia de forma online armas de choque e sprays de pimenta.

A polícia começou uma busca pelas pessoas responsáveis ​​pela imagem, por quem possa ter criado o perfil do usuário e também pelos que viram a fotografia, mas não denunciaram. As autoridades sugerem que todos os que participaram da postagem, incluindo os que a viram, poderiam ser condenados à prisão, independentemente dela ser falsa ou não.

Porta-voz do ministério da polícia Nathi Mthethwa, Zweli Mnisi, disse que seu chefe havia ordenado uma "investigação imediata" e pediu para que o homem da imagem ou qualquer pessoa que o reconheça se apresente às autoridades. "Se, de fato, a imagem for real, os responsáveis ​​devem ser severamente punidos", disse.

O advogado Germaine Vogel, especializado nos direitos da criança e do adolescente, disse que, em termos de lei sul-africana, a pessoa na foto poderia ser acusada por homicídio, lesão corporal grave ou, em termos de Lei da Criança, por danos ou maus-tratos ao menor. "Uma vez que uma imagem é postada na Internet, nunca pode ser apagada. Assim, por exemplo, esta imagem de ódio será vinculada a este jovem e esta criança para o resto de suas vidas. Esta é uma grave violação do bem-estar e privacidade desta criança", concluiu.

A África do Sul nunca havia processado ninguém por postar material ofensivo no Facebook. A polícia poderá também contatar a rede social para ajudar. Paul Jacobson, advogado especializado em crimes na web, disse que "esta é uma clara violação das políticas do Facebook e, se colocado sob pressão o suficiente, eles vão reagir e ajudar nas investigações".

Infelizmente, esta não é a primeira notícia que o TechTudo publica em relação a um crime no Facebook. Anteriormente já falamos sobre um rapaz que matou os pais por uma festa anunciada em seu perfil e outro garoto que por uma aposta na rede social matou sua ex-namorada.

Abaixo você confere a imagem, mas atenção: a foto é forte e pertubadora, mesmo tendo o rosto do jovem censurado pelo site Times Live. Veja por sua própria conta e risco.

 

Foto em que homem posa com criança jogada no chão (Foto: Times Live)Foto em que homem posa com criança jogada no chão (Foto: Times Live)

Via Times Live

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Shirleide Silva
    2011-08-30T16:05:12

    MONSTRO!

  • Jean Brantes
    2011-08-30T15:40:45

    Isso é a desumanidade em pessoa! Ele é infeliz, e quer que as outras pessoas sejam também!

  • Joao Alencar
    2011-08-30T15:27:04

    Forte não, mas perturbadora, com certeza.

  • Iracema Jesus
    2011-08-30T15:10:38

    espero que a policia prenda logo esse cretino,idiota,se só quis se aparecer dançou nenê...

  • Bruno Oliveira
    2011-08-30T14:19:22

    homem sem Deus no coração...

  • Priscila Jaber
    2011-09-09T10:42:19

    Pois 'e Alam Ramoss, 'e por isso que o caso esta sendo investigado

  • Gabriel Silva
    2011-09-06T09:43:29

    Não sabemos as reais circunstâncias de como essa foto foi produzida... Más é totalmente sem necessidade esse tipode coisa!

  • Wildson Fittipaldi
    2011-08-30T17:37:28

    Animal, simplesmente, ou melhor monstro, pois estariamos a ofender uma especie, devem todos os paises se unirem para poder prender esse monstro, e mais, tomara que tenha pena de morte na africa, pois um crime desse não tem prisão, pois estariam a manter um monstro para poder no futuro poder fazer o mesmo, uma criança obra maxima de DEUS tem que ser preservada]

  • Alan Ramos
    2011-08-30T16:08:54

    quem garante que aquela crianca realmente esta morta,quem sabe a coisa toda e apenas uma encenacao;seja o q for foi uma ideia infeliz.