19/08/2011 10h15 - Atualizado em 19/08/2011 10h19

HP desiste do WebOS em celulares e tablets

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Por essa ninguém esperava. A HP anunciou que está encerrando as suas operações relacionadas ao sistema WebOS. De certa forma, dá para dizer que a companhia abriu mão de sua única investida sólida no mercado de smartphones. Todos os dispositivos que rodam o sistema, um possível concorrente do Android e do iOS, deixarão de ser vendidos imediatamente.

HP TouchPad (Foto: Divulgação)HP TouchPad (Foto: Divulgação)

O WebOS é a plataforma móvel criada pela Palm para o lançamento do Palm Pre, primeiro celular da empresa de dispositivos móveis que tinha o objetivo de barrar o crescimento do iPhone. Não foi o que aconteceu, como todos sabemos. Ao comprar a Palm, a HP levou o WebOS e prometeu fazer novos investimentos na plataforma. Agora tudo vai pelos ares com o mais recente comunicado.


A companhia deixou muito claro que o departamento que desenhava os smartphones com WebOS acabou. O mesmo vale para o TouchPad, o tablet da HP que utiliza o WebOS como sistema principal — embora com modificações pertinentes para que o software seja usável em um dispositivo com visor maior.

Curiosamente, a HP não disse “o WebOS está morto”. O que se sabe diz respeito apenas aos dispositivos. Comenta-se a possibilidade da empresa continuar desenvolvendo somente o sistema e licenciá-lo para terceiros (fabricantes de celular interessados em um sistema funcional e por um preço camarada).

A segunda opção seria colocar o WebOS em aparelhos que não entrem na categoria de dispositivos móveis, como notebooks da marca.

De qualquer forma, mais uma reminiscência da Palm foi enterrada com o anúncio. Que ela descanse em paz.

Via Techcrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hezen Ferri
    2011-08-20T17:18:43

    Imagine a cara de quem comprou um tablet HP...