Sistemas Operacionais

14/08/2011 14h50 - Atualizado em 14/08/2011 14h50

Investidores querem que Nintendo crie games para iPhone

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Com a notícia de que a Apple é a empresa mais valiosa do mundo, os investidores da Nintendo, já preocupados com o desempenho abaixo do esperado do 3DS, incluindo a decisão pelo corte do seu preço, começaram a procurar alternativas dentro do mercado de portáteis. Eles esperam que o presidente da empresa, Satoru Iwata, volte atrás com a promessa de só criar games para consoles da própria Nintendo.

Montagem mostra game da Nintendo no iPhone (Foto: Divulgação)Montagem mostra game da Nintendo no iPhone (Foto: Divulgação)

“Smartphones são o novo campo de batalha da indústria de games”, disse Masamitsu Ohki, analista e diretor de um fundo de investimentos. “A Nintendo deveria tentar ou investir nesta plataforma ou desenvolver algo totalmente novo.” Um crescimento nas ações da empresa apareceu juntamente com o anúncio do game Pokémon Say Tap? para iOS e Android. A Bloomberg (uma das maiores fontes de informação do mundo sobre o mercado financeiro) mostrou que foi a maior alta de ações em quatro meses, mas logo cairam quando a empresa anunciou que isto não representava uma mudança de estratégia.

“A Nintendo deveria realizar aquisições agressivamente, ou aumentar o retorno para os seus acionistas”, disse Tetsuro Ii, presidente da Commons Asset Management, de Tóquio, empresa que possui 2.200 ações da Nintendo desde fevereiro. “É tarefa da sua administração considerar como usar bem o dinheiro.”

Para todos os efeitos, o discurso atual da Nintendo é que “não há intenção ou planos de distribuir sua propriedade intelectual em plataformas não-Nintendo”, disse um porta-voz da empresa em entrevista ao site Giant Bomb, após o lançamento do aplicativo da franquia Pokémon para iPhone. “Isto é [apenas] um exemplo de promoção de um importante parceiro da Nintendo e não possui ligação com a estratégia geral da Nintendo.”

Se pararmos para pensar, o iPhone e outros smartphones com a tecnologia Android, por exemplo, poderiam muito bem receber versões de games do NES ou do Game Boy / Game Boy Color, que possuem jogabilidade simples e poucos botões, que não ocupariam muito espaço na touchscreen. Nada de games exclusivos, que seriam lançados somente para o 3DS. Talvez esteja na hora da Nintendo abrir a mente e seus mercados.

Via 1up

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares