04/08/2011 17h22 - Atualizado em 04/08/2011 17h22

Lanterna integrada à maçaneta: gadget conceito muito útil em faltas de luz

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Por mais consciente e organizado que alguém possa ser, há momentos em que nos vemos em completo breu. Trocadilhos à parte, faltas de energia elétrica podem fazer com que até mesmo a pessoa mais metódica do mundo se enrole para conseguir chegar onde guardou estrategicamente ‘aquela lanterna’. De olho em emergências como essa, os designers Kun-hee Kim, Kei Shimizu e Nguyen-vu Dang propuseram uma ótima solução: uma lanterna-maçaneta.

LEDoorHandle (Foto: Divulgação)LEDoorHandle (Foto: Divulgação)

Laterna na maçaneta ou maçaneta-lanterna?

Vencedora do concurso de design de 2011 promovido pelo Spark Awards, a LEDoorHandle é um produto conceito que, dependendo de seu valor de venda (caso consiga “sair do papel”), deverá ocupar cômodos por todo o mundo. E há ótimos motivos para tanto. O posicionamento proposto e iluminação noturna não sinalizarão somente onde está a porta em situações de emergência, como terremotos e incêndios, mas também garantirão acesso rápido do usuário à lanterna LED que compõe o corpo da maçaneta para usá-la onde desejar. E convenhamos: dificilmente haverá lugar mais fácil de achar sua lanterna que na própria porta do cômodo.

Como funciona

LEDoorHandle (Foto: Divulgação)LEDoorHandle (Foto: Divulgação)

Pensando no bom funcionamento da LEDoorHandle, houve a escolha de bons itens e interações para ela. A começar pelo sistema de lâmpadas LED – mais econômicas e duráveis -, e a integração da lanterna ao sistema de fechadura. Uma vez instalada, ela terá sua bateria de lítio recarregada automaticamente pelo kit que a comunica com a rede elétrica do imóvel. Sua sinalização é cancelada quando houver iluminação no ambiente, natural ou não, por meio de um sensor de claridade.

Perspectivas

Novamente, o projeto dos designers é excelente, bastando não somente que ele ganhe as prateleiras de todo o mundo, mas que venha com bom preço. É um invento que proporcinará mais calma a muitas pessoas em situações de emergência, e conforto àqueles que sempre passam por maus momentos procurando sua lanterna pela casa em momentos de apagão.

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares