04/08/2011 11h38 - Atualizado em 04/08/2011 11h38

Leitor cerebral transforma pensamento em movimento

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Maryland continuam a avançar no desenvolvimento do seu “capacete cerebral”. A tecnologia permite que os usuários transformem os seus pensamentos em movimento.

Capacete Cerebral (Foto: Divulgação)Capacete Cerebral (Foto: Divulgação)

A equipe já teve sucesso no uso de sinais cerebrais capturados a partir de eletrodos conectados ao couro cabeludo, reconstruindo os movimentos das mãos em 3D para controlar um cursor de computador apenas com os seus pensamentos. Agora, a equipe conseguiu reconstruir os complexos movimentos tridimensionais dos tornozelos, joelhos e quadril durante uma caminhada em uma esteira. O objetivo do projeto é oferecer uma solução menos invasiva para recuperação dos movimentos de pacientes vítimas de lesões, paralisia motora ou derrame.

Por mais de um ano, os pesquisadores estudaram atividades cerebrais específicas, registrando as reações neurais dos pacientes durante os exercícios na esteira. O objetivo foi captar a reação exata do cérebro para executar os movimentos dos membros inferiores. Os dados recolhidos podem ser utilizados em um dispositivo protético, chamado de “anklebot”, que armazena os dados de uma caminhada humana normal, e ajuda pessoas parcialmente paralisadas a executarem o mesmo movimento.

Pesquisadores testam o sistema (Foto: Divulgação)Pesquisadores testam o sistema (Foto: Divulgação)

Larry Forrester, professor associado de fisioterapia e reabilitação da Universidade de Maryland, disse que é possível fazer vítimas de ataques cardíacos ou de AVC (acidente vascular cerebral) terem os seus movimentos de volta, e que esse estudo pode ajudar a combater problemas diversos de saúde, tais como obesidade, diabetes e deficiências cardio-vasculares.

Os dados também podem ser utilizados para treinar áreas do cérebro saudáveis das vítimas de derrames. Ao decodificar o movimento de uma caminhada normal, é possível fazer com que esses pacientes passem a pensar de uma determinada maneira, fazendo com que o cérebro coordene as ações físicas, mesmo com algumas limitações.

Abaixo, o vídeo demonstrativo da tecnologia em desenvolvimento.


Via Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares