11/08/2011 16h49 - Atualizado em 11/08/2011 16h50

Menor bateria de lítio do mundo usa apenas um nanofio

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, conseguiram produzir a menor bateria de lítio do mundo. Liderados pelo cientista Pulickel Ajayan, a equipe provou ser possível construir o objeto usando apenas um nanofio, o que antes era viável apenas em demonstrações virtuais.

Pesquisadores produzem a menor bateria de lítio do mundo (Foto: Divulgação)Pesquisadores produzem a menor bateria de lítio do mundo (Foto: Divulgação)

Essa tecnologia é destinada principalmente para o uso em conjunto com células solares ou qualquer sistema de captação de energia, podendo aumentar a autonomia de sensores e qualquer equipamento nanoeletrônico. De acordo com os pesquisadores, não há forma da bateria ser mais reduzida do que a um nanofio e continuar sendo funcional sem depender de fatores externos e, por isso, eles concluíram que essa construção consiste na menor bateria do mundo.

Essa nanobateria é, ao mesmo tempo, uma mescla de bateria com supercapacitor, o que resulta em um dispositivo híbrido. Foram feitas duas versão distintas desse aparelho: a primeira é um dispositivo com um anodo de níquel, eletrólito de óxido de polietileno, e um catodo de polianilina. O outro é apenas um nanofio que possui todos esses recursos citados acima.

Apesar de toda essa novidade, o protótipo ainda não está pronto para ser usado no mercado, pois suporta apenas 20 cargas e recargas. Segundo os cientistas, esse é o próximo passo a se trabalhar: aumentar a autonomia de uso das baterias. O invento será importante principalmente para a medicina, que cada vez mais pesquisa nanorobôs autônomos que andem pelo sistema sanguíneo eliminando doenças. Até então, um dos maiores empecilhos para essa tecnologia medicinal é a forma de alimentação desses robôs.

Via PC World
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares