Fabricantes

11/08/2011 15h25 - Atualizado em 11/08/2011 15h29

NASA financiará 30 tecnologias inovadoras para exploração espacial

Dorly Neto
por
Para o TechTudo

A NASA criou um concurso com o objetivo de selecionar 30 tecnologias inovadoras e de grande expressão para aprimorar as explorações espaciais do futuro. A iniciativa é do Niac, um escritório da empresa que estava em fase de extinção, dado aos consequentes cortes orçamentários sofridos nos últimos anos.

Nasa (Foto: Divulgação)NASA (Foto: Divulgação)

Cada uma das 30 vencedoras irá receber 100 mil dólares de benefício inicial para criar um detalhamento conceitual do seu produto, bem como seus objetivos e dificuldades de implementação. O prazo para a realização do projeto será de um ano, sob pena de não terem o financiamento continuado caso seus idealizadores não convençam a NASA de que o produto final seja proveitoso e dentro dos níveis estipulados.

Dentre todas as propostas, as mais interessantes incluem uma técnica para desviar a rota de lixo espacial; um posto avançado baseado em outro planeta que seria construído por impressão 3D, através da tecnologia Contour Crafting; novas tecnologias de propulsão e de geração de energia para sondas e espaçonaves; uma roupa espacial que utilize flywheels para aumentar a autonomia de movimentos do astronauta; uma turbina que funcione em outros planetas e um escudo de reentrada que possa ser construído diretamente no espaço.

Assim, a NASA abre uma competição na qual ela própria sairá ganhando, pois irá aprimorar suas buscas espaciais e aquecer o mercado que, até então, era restrito aos grandes produtores dessas tecnologias, ignorando as possíveis ideias de novos engenheiros que estão fervilhando de criatividade. O único pré-requesito do concurso é que a ideia sugerida possa ser aplicada de forma prática em até dez anos.

Via All Tech News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares