Internet

03/08/2011 12h26 - Atualizado em 03/08/2011 12h27

Novo padrão de Wi-Fi 802.22 pode ter alcance de quase 100 quilômetros

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Se você está sofrendo com problemas de alcance da rede sem fio, vai ficar feliz ao saber que o instituto IEEE (sigla em inglês que significa Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) lançou um novo padrão de rede sem fio, o 802.22, que tem alcance de nada menos do que quase 100 quilômetros, com uma só antena.

Zona wi-fi. (Foto: Divulgação)Zona Wi-Fi. (Foto: Divulgação)

A rede sem fio que se tornou padrão hoje em dia é a 802.11 a/b/g/n, que cumpre o que promete sem problema algum para computadores em uma casa pequena. Se o alcance estiver pequeno, basta colocar algumas antenas para funcionarem como repetidores de sinal e o alcance aumenta.

A novidade no padrão que tem o número 22 no lugar do 11 do padrão atual é que ele utiliza o espectro utilizado pelas TVs analógicas nos Estados Unidos. Este espectro vai dos 54 MHz até 698 MHz, frequência mais adequada para enviar informações a longas distâncias.

Na prática, isso significa que uma única antena Wi-Fi será capaz de enviar dados a uma velocidade de até 22 Mbps com um alcance de até 62 milhas, ou 99,78 Km. Claro que quanto mais obstáculos o sinal encontrar, menor é a distância, mas esta antena pode ser uma ótima salvação para áreas rurais, onde realmente não há qualquer obstáculo. O padrão foi aprovado pelo IEEE, ou seja, empresas já podem começar a construir antenas e aparelhos para funcionar neste novo formato de propagação de internet sem fio.

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares